Jeep Wrangler chega a cinco milhões de unidades vendidas no mundo
O icônico SUV off-road foi apresentado em 1986, substituindo o CJ e dando continuidade ao legado estabelecido pelo Willys
Em 1986, a Jeep apresentava o Wrangler. O novo SUV, há época, tinha a missão de substituir o CJ e manter o legado do icônico Willys. O utilitário assumiu bem a função e logo caiu no gosto dos amantes do off-road em todo o mundo.
Uma prova disso é que, mesmo sendo um veículo mais nichado, principalmente em mercados fora dos Estados Unidos, ele acaba de alcançar a marca de cinco milhões de unidades vendidas em todo o planeta.
A unidade que representou este marco foi um Rubicon 4xe Edição de 20º aniversário, com pintura externa Earl, que foi comprado por um cliente em Camden, Nova Jersey, nos EUA. Segundo a marca, o proprietário receberá US$ 5 mil em peças e acessórios Mopar e benefícios vitalícios de atendimento ao cliente no Jeep Wave.
Atualmente, o Wrangler é o maior ícone da marca e um dos modelos mais reconhecidos da indústria mundial e, assim tem sido desde a sua apresentação no Salão do Automóvel de Chicago de 1986, substituindo o CJ e continuando o legado estabelecido pelo Willys MB de 1941.
“Com cinco milhões Wrangler vendidos no mundo, a marca Jeep continua a crescer alimentada pela paixão inabalável da comunidade global Jeep. Com a lendária capacidade 4×4, liberdade ao ar livre e um design atemporal, o Wrangler traz em si o espírito e a alma da marca. Mais de 80% dos cinco milhões de Wrangler vendidos desde 1986 ainda estão na estrada, proporcionando bons momentos e demonstrando o incrível poder de longevidade do veículo”, aponta Jim Morrison, vice-presidente Jeep América do Norte.
O primeiro Wrangler, de código modelo YJ, entrou em linha de produção há 37 anos na fábrica da American Motors Corporation. Ele vendeu 630 mil unidades até 1995. Foi seguido pelo TJ em 1996, JK em 2006 e JL em 2017, cada nova geração baseada em uma história lendária por meio de uma inigualável combinação de capacidade off-road e design autêntico.
De acordo com a Jeep, desde a introdução do YJ como modelo único de duas portas e duas opções de motor (um 2.5 e um seis cilindros em linha 4.2), cada geração do Wrangler foi projetada para ser ainda mais refinada e confortável para o uso diário, sem perder a capacidade off-road.
No Brasil ele é comercializado oficialmente desde 2008 e, atualmente, há duas versões, a Sahara, com opção de duas e quatro portas, e a Rubicon. Ambas utilizam o moderno motor Hurricane 4, um 2.0 turbo de 272 cavalos e 40,7kgfm de torque, câmbio automático de oito velocidades e o poderoso conjunto 4×4.
1/5