Jeep Compass feito no Brasil alcança 400 mil unidades vendidas

O modelo, que teve outras gerações vendidas por aqui, atualmente é produzido na planta de Goiana, em Pernambuco

Quando anunciou que produziria um segundo modelo no Brasil, na planta de Goiana, em Pernambuco, a Jeep deixou em aberto qual seria. Após muitas especulações, em 2016 ela confirmou que seria uma nova geração do já conhecido Compass, o SUV médio da marca, e não um modelo inédito, como foi com o Renegade. 

Assim como o irmão menor, logo que foi apresentado oficialmente, o Compass caiu no gosto do brasileiro, mesmo sendo um modelo de valor agregado maior. Agora, perto de completar sete anos, ele alcança a importante marca de 400 mil unidades vendidas no Brasil, contando apenas a atual geração.

O sucesso, refletido na importante marca, foi praticamente instantâneo. O modelo logo assumiu como SUV médio mais vendido do Brasil e não saiu mais do topo, pelo contrário, por muitos anos não deu nenhuma chance aos concorrentes. 

Mesmo agora, que conta com dois rivais de maior peso (Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos), ele não está nem perto de ser ameaçado. Com mais de 35 unidades emplacadas neste ano, ele detém 42,8% de participação da categoria. Além de líder absoluto da segmento, já foi o rei geral dos SUVs e figura carimbada no Top10 dos veículos mais vendidos do Brasil.

Como o irmão Renegade e a prima Fiat Toro, o Compass já teve várias versões desde que passou a ser produzido no Brasil, sempre com um leque de opções que variavam motores flex e diesel, câmbio automático de seis e nove velocidades e tração 4×2 e 4×4. 

Atualmente, ele conta com oito configurações em cinco versões (Sport, Longitude, Limited, Trailhawk e Série S), são quatro com o novíssimo motor 1.3 turbo flex, três que alinham o consagrado turbo diesel 2.0 a tração 4×4 e transmissão de nove marchas e um híbrido plug-in, este – ainda – não é feito no Brasil. Ele varia de R$ 178.590 a R$ 347.300.