Jeep comemora 250 mil unidades do Compass vendidas no Brasil

Desde 2016 o modelo é fabricado no Brasil e conta com quase 70% do mercado de SUV médios

Em 2016, a Jeep apresentou a segunda geração do Compass. Mesmo completamente renovado, para o Brasil, a principal novidade do SUV médio foi que ele passava a ser fabricado aqui, na planta pernambucana de Goiana. Desde então, o utilitário vive uma história de sucesso, a mais recente é que ele acaba de superar as 250 mil unidades vendidas. 

Sucesso absoluto, o modelo domina a categoria dos SUVs médios com quase 70% de participação e vendendo mais que todos os outros concorrentes somados. O domínio é tão grande que, em certos momentos, ele foi o utilitário mais vendido do país, superando até mesmo os compactos, naturalmente mais baratos. 

“O Compass é um importante personagem da história da Jeep, que está completando 80 anos em 2021. Ele foi lançado para ditar um novo rumo para a categoria dos SUVs médios, o que de fato cumpriu. Juntamente com o Renegade, levou a Jeep a outro patamar, consolidando a marca como a líder entre os utilitários esportivos no Brasil. Hoje, em cada cinco SUVs vendidos no país, um é Jeep”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

O utilitário foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em 2007. Em 2011, passou por uma reestilização e começou a ser importado para o Brasil. Já em 2016, ganhou uma nova geração e começou a ser fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), a fábrica mais moderna da Stellantis no mundo. O modelo é o único que conta com motor turbo diesel em seu segmento.

Sucesso na região, também passou a ser produzido em outros quatro países (México, China, Índia e Itália) com alcance global. Atualmente, o modelo fabricado no Brasil é exportado para 16 mercados (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Segundo a marca, a nova geração do modelo tem atributos para continuar com a trajetória de êxito. Disponível em nove versões, o novo Compass pode ser equipado com o moderno motor T270 turbo flex acoplado ao câmbio automático de seis velocidades ou com o consagrado TD350 turbo diesel atualizado com sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, antecipando atendimento às normas do Proconve L7, com o câmbio AT9.