Jeep celebra um milhão de veículos produzidos em Pernambuco

A marca foi alcançada com uma unidade do Commander, além dele, Compass e Renegade são fabricados no Polo Automotivo de Goiana

Em 2015, a Jeep inaugurou a planta de Goiana, no interior de Pernambuco. De início, o Polo Automotivo foi responsável pela produção do Renegade e da prima Fiat Toro. Logo veio o irmão Compass e, há pouco tempo, o caçula e maior membro da família, o Commander. 

Pois foi com uma unidade do SUV de sete lugares – o primeiro modelo da americana 100% desenvolvido no Brasil – que a Jeep alcançou a importante marca de um milhão de veículos produzidos no Polo Automotivo de Goiana. 

Segundo a montadora, chegar a um milhão de unidades da Jeep produzidas em oito anos demonstra o enorme sucesso dos modelos da marca no mercado brasileiro. Além do mais, esses veículos também são exportados para diversos países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Primeiro modelo produzido na moderna planta, o Renegade é responsável por mais da metade dos mais de um milhão de unidades produzidas em Goiana. Em oito anos – até o fim de março – 538.845 unidades do SUV compacto saíram da linha de produção pernambucana. 

O Compass foi o segundo modelo da marca a ser produzido na planta.

Em 2016, a Jeep resolve ampliar a gama de modelos da marca no Brasil e passa a produzir o Compass em Goiana. Assim como o irmão menor, a segunda geração do SUV médio cai rapidamente no gosto do brasileiro e, desde então, 420.071 unidades já foram produzidas em solo nacional. 

No segundo semestre de 2021, veio o último modelo da família a ser produzido na planta pernambucana, o Commander, até agora o único modelo da Jeep totalmente desenvolvido no Brasil. Em pouco mais de um ano e meio de produção, 41.048 unidades do SUV de sete lugares foram produzidas em Goiana. 

O SUV de sete lugares também é fabricado em Goiana.

De acordo com a Jeep, se enfileirar todos os modelos produzidos em Goiana, podemos praticamente cruzar o Brasil e fazer uma linha reta do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul (4.394km), considerando o comprimento dos três modelos (Renegade = 4.268mm, Compass = 4.400mm, Commander = 4.769mm).

Considerando a produção de um milhão, foram 213 mil unidades 4×4 que saíram das linhas de montagem de Goiana. Dentre elas, o o Renegade foi o modelo mais produzido nesses oito anos. Para chegar a este número de produção da Jeep, foram necessárias 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana. As cores branca, cinza e preta foram as mais solicitadas.

O Renegade foi responsável por mais da metade da produção da fábrica.

A marca de um milhão é tão expressiva, que é maior do que a população de grandes capitais brasileiras, como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Seria como se cada habitante dessas cidades tivesse um Jeep e ainda sobraria.

1/7Polo Industrial da Stellantis em Goiana.Jeep Renegade.Polo Industrial da Stellantis em Goiana.Jeep Commander.lobby resultou na obtenção de vantagens tributárias para duas montadoras.Jeep Compass.Jeep celebra um milhão de veículos produzidos em Pernambuco. Fotos: Jeep.