Honda firma parceria para joint venture de baterias de lítio com GS Yuasa
Batizada de EV Battery R&D, a nova empresa pesquisará e desenvolverá métodos de produção de baterias de íons de lítio
A Honda Motor e a GS Yuasa International anunciam a assinatura de um acordo de joint venture para o estabelecimento de uma nova empresa. Após chegarem a um acordo básico para a colaboração em bateria de íons de lítio de alta capacidade e alto rendimento, as marcas vêm discutindo detalhes específicos para a colaboração.
Segundo as empresas, para atender à crescente demanda por baterias, a nova joint venture, batizada de “Honda・GS Yuasa EV Battery R&D”, pesquisará e desenvolverá baterias de íons de lítio e métodos de produção de baterias que serão altamente competitivos em um nível global.
“Estamos muito satisfeitos que a Honda e a GS Yuasa tenham chegado a um acordo de joint venture, que se tornará um novo marco em nossa busca pela neutralidade de carbono, que é uma meta compartilhada pelas duas empresas. A nova empresa alavancará totalmente os pontos fortes das duas empresas e estabelecerá uma forte presença no mercado de baterias em rápida expansão”, afirma Koichi Yamamoto, futuro presidente da nova empresa.
Além disso, a nova empresa se esforçará para estabelecer uma cadeia de suprimentos para as principais matérias-primas e um sistema de produção altamente eficiente para as baterias. A nova empresa está programada para ser estabelecida e entrar em operação até o fim de 2023.
A constituição da EV Battery R&D e o início de sua operação estão sujeitos às aprovações das autoridades competentes. A empresa terá capital dividido em 50% para a Honda e 50% para a GS Yuasa. O valor de investimento inicial será de dois bilhões de ienes (cerca de R$ 720 milhões), com o mesmo montante como valor de reserva.