Honda apresenta nova geração da PCX com motorização renovada

A scooter chega em três versões, evolui em estilo e recebe novo chassi, motor e amortecedores traseiros

A Honda apresenta a nova geração da PCX. A scooter lançada em 2012 e produzida no Polo Industrial de Manaus chega à linha 2023 completamente reformulada. Com novas tecnologias, visual e motorização renovada, a moto chega em três versões (CBS, ABS e DLX) a partir de R$ 15.460.

As linhas da PCX 2023 estão ainda mais futuristas. O conjunto óptico foi completamente redesenhado, a luz de circulação diurna (DRL) é composta por cinco “traços” bem característicos. Na traseira, a iluminação em LED destaca o característico “X” em um intenso efeito 3D.

As superfícies da carroceria foram redesenhadas visando obter um resultado estético de grande impacto, no qual o escudo frontal ganha volume em sua porção superior para abrigar o para-brisa escurecido de novo desenho, que oferece melhor proteção sem prejuízo à visibilidade.

Quanto à ergonomia, o assento foi alvo de um reestudo em sua conformação para dar a piloto e garupa ainda mais conforto sem alterar a pequena distância em relação ao solo, característica muito apreciada das PCX. Outra melhoria foi com relação ao espaço para os pés do piloto, que cresceu 30mm tanto longitudinalmente quanto nas laterais.

O conjunto óptico em LED foi completamente redesenhado.

O redesenho da carroceria permitiu uma modernização estética, mas também uma melhora na capacidade do compartimento sob o banco, que cresceu dois litros, incremento que fez o volume total alcançar a marca de 30 litros, ideal para abrigar um capacete de grandes dimensões e ainda assim proporcionar espaço para outros objetos.

O porta-luvas, posicionado à esquerda do escudo frontal, também foi redesenhado e agora além de ser mais espaçoso conta com uma porta USB destinada à recarga de smartphones. Também nova é a portinhola que recobre o reservatório de combustível, agora dotada de espaço para apoiar a tampa do tanque durante o reabastecimento.

O painel digital também foi renovado.

O novo painel widescreen engloba todas as informações necessárias à condução e gestão da PCX. O display LCD com fundo escuro e indicadores em alto contraste permite leitura fácil sob quaisquer condições de luz, o que otimiza a segurança.

O renovado motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas de 150cc que gera 16 cavalos e 1,5kgmf de torque. O propulsor está aliado ao câmbio automático do tipo CVT. As versões ABS e DLX ganham o sistema Honda Selectable Torque Control (HSTC), que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. 

O motor está mais forte, tanto na cavalaria, quanto no torque.

A tecnologia de redução de atrito que caracteriza os motores com eSP+ está em diversos componentes, assim como há dispositivos como a bomba de óleo embutida no cárter, que contribuem para a melhora da eficiência. A câmara de combustão compacta e injeção de combustível otimiza a velocidade de queima da mistura ar-combustível e o desempenho do arrefecimento do motor.

O radiador de alta eficiência é integrado ao exterior do cárter do lado direito e emprega uma ventoinha pequena e leve de alta eficiência. Segundo a Honda, o atrito na transmissão foi reduzido com o uso de três rolamentos de baixo atrito projetados especificamente para as cargas que recebem individualmente. O sistema CVT foi otimizado pelo aperfeiçoamento das polias.

Honda PCX.

A nova PCX tem um chassi aço tipo berço duplo redesenhado, que oferece maior durabilidade e adequação à maior potência proporcionada pelo novo motor. A distância entre eixos foi levemente alongada em 2mm. O peso total em ordem de marcha é de cerca de 130kg. As rodas foram redesenhadas e calçam pneus 110/70 R14 na dianteiro e 130/70 R13 na traseira.

A suspensão dianteira tem tubos de 31mm de diâmetro e curso de 100mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas molas. Os freios das versões ABS (R$ 17 mil) e DLX (R$ 17.400) utilizam cáliper de pistão duplo e disco de 220mm com ABS na dianteira e disco de 220mm na traseira. A CBS utiliza disco à frente e tambor atrás.

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