Honda apresenta CG 160 2022 em comemoração aos 45 anos da motocicleta

O modelo foi o primeiro a sair da linha de montagem da fábrica de Manaus da japonesa em 1976

Há 45 anos, a Honda lançava a CG, a primeira motocicleta a ser fabricada na planta de Manaus, no Amazonas, da marca japonesa. De lá para cá, foram mais de 13 milhões de unidades produzidas. Agora, a montadora apresenta a linha 2022 da 160, em homenagem ao aniversário da street de entrada, com valores entre R$ 10.520 e R$ 13.040. 

Presente no país como importadora desde 1971, em cinco anos de Brasil a Honda percebeu que era possível agir localmente. Tal iniciativa resultou na fabricação da CG 125 pioneira e suas oito gerações subsequentes e com versões conhecidas por todos que andam de moto, da Start de entrada à famosa Titan. 

Honda CG 160 Start.

As versões para 2022 continuam quatro. A CG 160 Start (R$ 10.520) traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores. A Fan (R$ 11.760) e a Cargo (R$ 11.900) também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. A primeira tem opção de três pinturas e a segunda, apenas branca. 

O modelo mais prestigiado da família, a CG 160 Titan (R$ 13.040), recebeu também uma nova moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque, exclusivas do modelo, além de rabeta com laterais redesenhadas. A Titan 2022 também chega com três opções de cores.

Honda CG 160 Fan.

Quanto à parte ciclística, o chassi tipo Diamond de chapa estampada, no qual o motor tem função estrutural, permanece inalterado e é comum a todas as versões da CG. A suspensão dianteira tipo SFF de 135mm de curso faz par com a traseira bichoque (106)mm, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola.

As CG 2022 são dotadas do sistema Combined Braking System (CBS), sendo a Start equipada com freio dianteiro e traseiro a tambor. Na Cargo, Fan e Titan, o freio na dianteira é a disco e o traseiro a tambor.

A motorização é a mesma para todas, de 160cc.

A motorização da CG permanece a mesma, um monocilindro flex de quatro tempos de 162,7cm³ com potência de 15,1 cavalos no etanol e 14,9 na gasolina e torque de 1,54 e 1,4kgfm, para a versões Fan, Cargo e Titan. Na Start, o motor é apenas à gasolina.

O sistema de transmissão se vale de corrente tipo 428, com coroa de 44 dentes e pinhão de 15 dentes. O câmbio tem cinco velocidades e a embreagem de acionamento mecânico é do tipo multidisco em banho de óleo.

A Cargo vem com suporte para cargas, voltada para o trabalho.

Na Cargo, Fan e Titan, as rodas são de liga leve com cinco raios duplos, enquanto na Start são raiadas, com aros de aço escurecidos. Em todas as versões da CG o pneu dianteiro tem medida 80/100. Na Start e Fan o composto traseiro mede 90/90 e 100/80 na Titan.

Para diferenciar cada versão, a Honda decidiu utilizar estilos visuais diferentes em cada uma. A Start valoriza linhas limpas, sem adereços ou apêndices estéticos. A Cargo e a Fan contam com um design equilibrado, como meio termo entre a opção de entrada e a topo de linha. 

Honda CG 160.

Na Titan, a Honda utiliza um visual mais agressivo e esportivo, baseado no usado pela marca na categoria Junior Cup do Campeonato Brasileiro de Superbike. As diferenças no visual são completadas pelas cores.

A Cargo tem uma única opção, a branca. Start e Fan podem ser em vermelho, preto, prata metálico na primeira e azul perolizado na segunda. A Titan pode ser escolhida em cinza metálico e vermelho ou amarelo perolizados.

1/26Honda CG 160.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Start.Honda CG 160 Start.Honda CG 160.Honda CG 160 2022. Fotos: Honda.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Fan.Honda CG 160 Cargo.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Fan.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Fan.Honda CG 160.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160.Honda CG 160 Titan.Honda CG 160 Titan.