Há 96 anos nascia a Mercedes-Benz, uma das maiores marcas do mundo

A montadora surgiu em 28 de junho de 1926 da fusão da Daimler-Motoren-Gesellschaft e da Benz & Co

No fim do século XIX, dois gênios automotivos estavam criando história na Alemanha. Gottlieb Daimler e Carl Benz procuravam alcançar um sonho da era moderna, a “carruagem sem cavalo”. Ambos conseguiram tirar os planos do papel e criaram modelos que seriam os primeiros automóveis, ainda tendo como base as carruagens, com a diferença que Benz criou a própria e apresentou o primeiro modelo em 1886. 

Ainda nos primeiros anos da empresa, Daimler foi procurado pelo comerciante Emil Jellinek, que ajudou a divulgar a marca em diversos países, principalmente na França. Em 1900, ele solicitou à Daimler que construísse um automóvel rápido, leve e seguro, fazendo apenas uma exigência, o novo carro deveria levar o nome de sua filha Mercedes. 

Na semana de Nice, em março de 1901, aquele carro foi praticamente imbatível, ajudando Jellinek e a Mercedes com uma publicidade excepcional. Em 1902, a Daimler registrou a marca “Mercedes” e passou a utilizá-la em seus veículos, tecnicamente, ali nascia o Grupo Daimler. 

Neste meio tempo, a Benz & Co. se tornou a maior fabricante de automóveis do mundo. O Salto da companhia se deu com o “Velo”, primeiro veículo fabricado em série, com uma produção de 1.200 unidades e que ajudou a marca a se consagrar no mercado mundial.

Infelizmente, ao contrário de Benz, Daimler não viu o sucesso da empresa, já que faleceu em 1900, antes mesmo do surgimento da Mercedes. Um fato curioso é que, segundo a história, os dois gênios nunca se conheceram. 

Carl Benz e Gottlieb Daimler

O legado de ambos foi unido há exatos 96 anos, em 28 de junho de 1926, quando a Benz & Co. e a Daimler-Motoren-Gesellschaft se fundiram, criando o Grupo Daimler-Benz e a marca de veículos mais famosa do mundo, a Mercedes-Benz. Desde então, o novo nome é utilizado nos automóveis do grupo alemão. 

O nome do grupo se manteve inalterado até 1998, quando a alemã comprou a americana Chrysler e passou a se chamar Daimler Chrysler, voltando a ser Daimler AG após a venda da norte-americana em 2007 para a Fiat. A última alteração foi realizada neste ano, quando a empresa resolveu separar as divisões de automóveis e caminhões.  

Dessa forma, a Daimler resolveu adotar o consagrado nome da marca de automóveis. Com isso, o grupo alemão passou a se chamar Mercedes-Benz Group AG. 

A Estrela

Estrela de três pontas da Mercedes-Benz.

Assim como o nome Mercedes, o símbolo da marca vem do lado Daimler do grupo. A estrela de três pontas representa a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso na terra, mar e ar, e foi adotada em 1909, anos após a morte do fundador da empresa. 

Segundo consta, ela foi inspirada em uma figura que Gottlieb Daimler havia desenhado em um postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário, “um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra”. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. 

Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas e nascimento da Mercedes-Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva, utilizada até os dias de hoje, foi adotada em 1933.