Grupos Daimler e Volvo lançam joint venture de células de combustível
As empresas de veículos comerciais compartilham visão de soluções de transporte sustentável
Daimler e Volvo, dois dos maiores grupos de veículos comerciais do mundo, se juntam para criar uma joint venture de células de combustível. As empresas definiram oficialmente seu plano de ação pioneiro para a nova associação, a “cellcentric GmbH & Co. KG”, como parte de um compromisso do setor para acelerar o uso de energia em hidrogênio para veículos pesados de longa distância e outras aplicações.
Com a ambição de se tornar uma fabricante global líder de sistemas de células de combustível, a “cellcentric” construirá uma das maiores unidades de produção em série de sistemas de células de combustível da Europa, com início de produção programado para 2025.
Para agilizar o lançamento das células de combustível baseadas em hidrogênio, as duas acionistas da joint venture pedem por uma estrutura de políticas de hidrogênio harmonizadas na União Europeia em apoio à tecnologia, para que se torne uma solução comercial viável.
Projetada para ajudar a cumprir as metas de 2050 para um transporte sustentável e uma Europa neutra de emissões de carbono, como parte do Acordo Verde Europeu, a “cellcentric” desenvolverá, produzirá e comercializará sistemas de células de combustível para veículos pesados de longa distância e outras aplicações. A joint venture poderá se beneficiar com décadas de expertise e trabalho de desenvolvimento dos dois grupos.
De acordo com a Daimler e com a Volvo, caminhões elétricos movidos a bateria e por células de combustível baseadas em hidrogênio se complementarão dependendo do caso individual de uso requerido pelos clientes. A energia obtida por meio de baterias será mais utilizada para cargas leves e para distâncias curtas, enquanto a energia das células de combustível tende a ser a opção preferida para cargas pesadas e distâncias longas.
Os principais fabricantes de caminhões na Europa, também apoiados pelos grupos Daimler e Volvo, estão, portanto, pedindo a instalação de cerca de 300 postos de abastecimento de hidrogênio de alto desempenho adequados para veículos pesados até 2025, e de cerca de 1.000 postos de abastecimento de hidrogênio no máximo até 2030 na Europa.
Esta iniciativa conjunta, usando o hidrogênio como um meio de “eletricidade verde” para abastecer os caminhões elétricos em operações de longa distância, é uma parte importante da descarbonização do transporte rodoviário.
Como os caminhões neutros em CO2 são, atualmente, significativamente mais caros do que os veículos convencionais, uma estrutura de política é necessária para garantir a demanda e a acessibilidade. De acordo com as empresas, isso deve incluir incentivos para tecnologias neutras de CO2 e um sistema de tributação baseado no conteúdo de carbono e energia. Um sistema de comércio de emissões pode ser uma opção adicional.
Atualmente, a “cellcentric” está definindo os planos para a sua produção em série em grande escala. Mais detalhes e uma decisão sobre a localização serão revelados ao longo de 2022. Como um importante passo para chegar à produção em série, os preparativos estão ocorrendo em um novo local, em Esslingen, perto de Stuttgart. Paralelamente, a “cellcentric” está ampliando a produção de protótipos em andamento.
A meta dos dois grupos é começar com testes junto a clientes de caminhões com células de combustível em cerca de três anos e estar em produção em série durante a segunda metade desta década. A Daimler e a Volvo possuem participação igual na joint venture, mas continuam a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.
Em 1º de março de 2021, o Grupo Daimler e o Grupo Volvo formaram a “cellcentric”. Para tanto, a Volvo adquiriu 50% das participações da parceria na empresa Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG por cerca de 0,6 bilhões de euros. Em novembro de 2020, a Daimler e a Volvo assinaram um acordo vinculativo de constituição da joint venture. Um acordo preliminar não vinculativo já havia sido assinado em abril do mesmo ano.
Mais de 300 profissionais altamente especializados trabalham para células centradas em equipes interdisciplinares em Nabern, Stuttgart (Alemanha) e Burnaby (Canadá). Cerca de 700 patentes individuais foram emitidas até o momento, destacando o papel de liderança desempenhado pela empresa no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico.