GM apresenta nova Trailblazer com novidades visuais e tecnológicas

O SUV de grande porte ganha dianteira diferenciada, frenagem autônoma e wi-fi nativo

No fim de julho, a Chevrolet apresentou a linha 2021 da S10, com mais um facelift na atual geração. Agora, quase um mês depois, a marca da gravata atualiza a “versão fechada” da picape. A Trailblazer chega com novidades visuais, mecânicas e tecnológicas.  

O SUV grande de sete lugares é equipado com o mesmo conjunto mecânico das versões diesel da picape. Em versão única, a topo de linha Premier chega às lojas da marca em setembro por salgados R$ 269.850. Pintura metálica acrescenta R$ 1,8 mil ao valor. 

Em vez da gravata, o nome da merca vai centralizado na grade frontal.

À primeira vista, a linha 2021 da Trailblazer chama a atenção pelo design. Ela adota o mesmo estilo das versões topo de linha da S10. Com isso, a dianteira segue o atual padrão mundial da GM, com a grade toda escura e o nome Chevrolet em alto relevo entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada foi deslocada do centro para o canto esquerdo.

Além disso, o para-choque também foi redesenhado, que passa a contar com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada, segundo a marca, para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos principalmente em trajetos off-road. 

Agora, as lanternas são de LED.

Os faróis passam a ser em LED, assim como as lanternas, e as luzes de apoio estão em nova posição. As rodas de 18 polegadas foram redesenhadas, com visual mais esportivo graças ao acabamento em grafite. Na traseira, o SUV ganhou função de engate com linha-guia específica e zoom para facilitar a operação de acoplamento. 

Mais tecnológico

Entre outras novidades, conexão sem fio com smartphones.

Uma das grandes atualizações tecnológicas da Trailblazer é na câmera de ré. O item, que já contava com alerta de tráfego cruzado, passa a projetar imagens em alta definição. Além disso, ela permite um acionamento temporário em plena viagem para uma checagem da situação do reboque, quando ativo.

Outra novidade é o sistema wi-fi nativo com conexão para até sete dispositivos. O SUV grande é mais um modelo da marca a receber o recurso que conta com sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone por utilizar a antena do próprio veículo. 

O interior é exatamente o mesmo.

Além disso, a tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo. Agora, o SUV é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário por meio do novo aplicativo myChevrolet, que permite ligar o ar-condicionado remotamente também. 

A central multimídia também ganhou novidades. O “MyLink” de tela de oito polegadas agora conta com conectividade para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ou seja, sem a necessidade de cabos. 

Segurança otimizada

Alerta de ponto cego é apenas um dos itens de segurança.

A linha anterior da Trailblazer já contava com bom nível de equipamentos de segurança. Entre outros, o utilitário vem com seis airbags, alertas de colisão frontal, de saída involuntária de faixa e de ponto cego e controles de estabilidade, tração e de oscilação do trailer.

Juntam-se a eles, na versão 2021, sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira em velocidade de 8jm/h a 80km/h. O SUV também usa a câmera deste sistema para ajudar o condutor em frenagens de emergência.

Chevrolet Trailblazer Premier 2021.

Completa a lista de equipamentos: sistema de áudio premium, banco do motorista com regulagem elétrica, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, sistema de controle em declives, auxiliar de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus. 

Ele ainda vem com ar-condicionado digital com saída para as demais fileiras de bancos, mas com apenas um controle de temperatura, retrovisor interno eletrocrômico e externos rebatíveis eletricamente, direção elétrica e piloto automático. 

Reprogramado

O motor foi com remapeado para diminuir o “turbo lag”.

O conjunto mecânico da Trailblazer é o mesmo das versões diesel da S10, ou seja, um propulsor 2.8 turbodiesel de 200 cavalos e 51kgfm de torque. O sistema ganhou uma nova turbina e o software da central eletrônica foi atualizado para, segundo a marca, deixar as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag comum nestes tipos de veículos.

Ainda de acordo com a GM, para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou em uma nova calibração para o motor. O propulsor ainda conta com um inovador sistema que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração do veículo e trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais e tração 4×4 com opção de reduzida.

1/15Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021. Fotos: GM.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.Chevrolet Trailblazer Premier 2021.