Ford inaugura ‘Academia’ e lança programa social em parceria com o Senai-SP

O espaço, usado para difusão de novas tecnologias, também será utilizado para capacitar jovens de baixa renda para o mercado de tecnologia

A Ford inaugura, em parceria com o Senai-SP, um espaço multifuncional em São Paulo, o Ford Academy. O local servirá de centro de difusão de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento com os parceiros da marca. 

Além disso, a marca lançou também o programa de responsabilidade social “Ford < Enter >”, que capacitará pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia, viabilizando o seu acesso a empregos qualificados.

“Estamos em um momento de grande transformação na indústria da mobilidade, com a eletrificação, digitalização, conectividade, novos hábitos de consumo, além das demandas sociais e ambientais. O Ford Academy é um grande centro de difusão de novas tecnologias, um ecossistema onde vamos compartilhar esse conhecimento com parceiros de todas as áreas, formar novos talentos, desenvolver soluções para o futuro e avançar na inovação com foco no consumidor”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

O Ford Academy está localizado na unidade Conde José Vicente Azevedo do Senai-SP, no bairro do Ipiranga, na capital paulista. O espaço conta com salas de aula, estações para prática de novas tecnologias, sala de protótipos para futuros lançamentos, salas de reunião, além de ser a sede da Central de Engenharia de Serviços e Conectividade da Ford.

“O Ford Academy é um verdadeiro ecossistema de inovação e conhecimento. Aqui encontramos o ambiente ideal para uma imersão na marca Ford, nos nossos produtos e nas novas tecnologias. Nosso objetivo é aprimorar cada ponto da jornada do consumidor e entregar uma experiência cada vez melhor com a marca”, destaca Antonio Baltar Jr., diretor de vendas, marketing e serviços da Ford. 

O Ford Academy dá assistência aos consumidores, às concessionárias e capacita profissionais da Ford e da rede em tecnologias atuais e do futuro, como veículos híbridos e elétricos, dispondo de um espaço dedicado à eletrificação.

No total, o local oferece mais de 90 cursos com 400 horas de conteúdo. Os treinamentos são ministrados em sua maioria por professores do Senai-SP com dedicação exclusiva, com o mesmo conteúdo que a Ford oferece globalmente. Além de capacitação técnica, há treinamentos comportamentais em vendas e pós-vendas, relacionamento com o cliente e ferramentas digitais.

Segundo a marca, o Ford Academy também terá uma função social, por meio do programa “Ford < Enter >”, que formará futuros profissionais para o mercado de tecnologia. Desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Fund, braço filantrópico da marca, em parceria com o Senai-SP, ele servirá de ponte entre o setor de tecnologia e pessoas de baixa renda que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação.

“A educação é a principal ferramenta para o acesso a empregos de qualidade. Com o ‘Ford < Enter >’, vamos dar nossa contribuição para que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de acesso a vagas qualificadas no mercado de trabalho, obtenham mobilidade social e econômica e alcancem o sonho de ter uma vida melhor”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.  

Em 2023, serão oferecidas 200 vagas no programa de formação comportamental e técnica, totalmente gratuito e que não exige conhecimento prévio de tecnologia. Em seis meses, os alunos participarão de 440 horas de aulas presenciais ministradas pelo Senai-SP.

Além da formação em “front-end”, porta de entrada no mercado de tecnologia, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Os alunos também terão ajuda de custo para alimentação e transporte, além de suporte pedagógico e assistência social.

No final, os estudantes receberão um certificado e alguns serão selecionados para uma etapa adicional de aprendizado, a formação “back-end”. Eles terão ainda apoio de um time de especialistas na busca de oportunidades de trabalho e preparação para entrevistas.

Os pré-requisitos para participar são ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. Pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQI+ e mulheres cis e trans serão priorizadas no processo seletivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.fordenter.ford.com.