Ford homenageia primeira vitória em Daytona com o GT Heritage Edition

O modelo é baseado no clássico GT40 MK II, que também conquistou Le Mans

Em 1966, a Ford iniciou a “guerra” contra a Ferrari nas provas de 24h. A primeira vitória ocorreu em Daytona, no estado da Flórida, nos Estados Unidos (EUA). No mesmo ano, a americana desbancou a italiana na sagrada 24h de Le Mans, na França.

Para homenagear os 55 anos da primeira vitória em uma corrida endurance, a Ford apresenta, nos EUA, uma versão especial para o GT, a Heritage Edition. O modelo ainda contará com o pacote Studio Collection, com itens personalizados que tornam o veículo ainda mais exclusivo. Esta edição Heritage é a primeira a homenagear uma vitória que não ocorreu em Le Mans.

O modelo atual e a inspiração.

“Para criar esta edição Heritage o time da Ford Performance se aprofundou na história do Ford GT, homenageando o 55º aniversário da vitória nas 24 Horas de Daytona que acabaria por levar ao nosso sucesso em Le Mans”, afirma Mike Severson, gerente de programa do Ford GT.

A vitória do Ford GT nas 24 Horas de Daytona 1966 foi mostrada no filme “Ford x Ferrari”. Os pilotos Ken Miles e Lloyd Ruby lideraram a corrida que a Ford dominou com o 1º, 2º, 3º e 5º lugares, dando início a uma temporada mágica para o Ford GT40 MK II, que venceu também em Sebring e Le Mans (1º, 2º e 3º). 

É a primeira vez que um Heritage homenageia uma corrida sem ser Les Mans.

“Miles e Ruby lideraram quase todas as voltas da prova e abriram uma diferença de 48 quilômetros sobre os concorrentes. Foi a primeira vez que alguém ameaçou o domínio da Ferrari na categoria de esportivos e representou uma virada no programa do Ford GT”, lembra Severson.

Inspirado no estilo em branco, preto e vermelho do Ford GT40 MK II vencedor de 1966, o novo GT Heritage Edition 2021 tem pintura em branco Frozen com capô de fibra de carbono aparente. Os grafismos assimétricos em vermelho Race Red nas bordas da frente e do teto, na porta do motorista e embaixo da asa traseira criam um visual único. 

O visual é todo baseado no MK II vencedor de Daytona.

O número 98 nas portas e aerofólio é aplicado sobre fibra de carbono aparente. As rodas de alumínio forjado de 20 polegadas Heritage Gold vêm com pinças de freio monobloco Brembo em vermelho.

A cabine traz detalhes exclusivos, incluindo camurça alcantara preta no painel, teto e volante, “paddle shifters” vermelhos anodizados e bancos de competição em camurça alcantara vermelha, criam um contraste diferenciado ao modelo.

O interior conta com bancos em couro alcantara vermelho.

A nova série Ford GT Studio Collection permite personalizar o supercarro com sete cores padrão, ou com uma paleta de infinitas combinações para a carroceria e grafismos, destacando seus principais elementos, como os dutos de resfriamento funcionais que ajudam o superesportivo a entregar toda a potência dos seus 660 cavalos mesmo nas temperaturas mais elevadas.

Em todo o mundo, apenas 40 unidades estão programados para receber o pacote Studio Collection nos anos-modelo 2021 e 2022. As entregas do Ford GT 2021 começam no início do ano que vem e a produção da linha será encerrada em 2022.

1/14Ford GT Heritage Edition. Fotos: Ford.Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .Ford GT Heritage Edition .