Ford apresenta o Mustang GTD, versão de série mais insana do esportivo

Com 327 cavalos a mais do que a GT Performance, a novidade supera qualquer outra opção do muscle car homologada para as ruas

Se um Mustang “normal”, com seu poderoso V8 já chama atenção por onde passa, imagina um com 327 cavalos a mais? Pois é o que a novíssima versão GTD do muscle car oferece. A configuração mais insana homologada para as ruas do esportivo acaba de ser apresentada.

A GTD é a versão de série do esportivo mais rápido e potente já produzido pela Ford, como revelam os dados de desempenho. Recalibrado, o já poderoso motor V8 5.2 produz insanos 815 cavalos de potência e incríveis 91,8kgfm de torque, o que garante uma velocidade máxima de 325km/h. O GTD supera qualquer outro Mustang já homologado para as ruas.

A poderosa caixa de força V8 é a primeira da linha com cárter seco, que ajuda a manter a lubrificação em curvas longas e acentuadas. Aerodinâmica ativa de ponta, freios de carbono-cerâmica e suspensão traseira com amortecedores semiativos são outros avanços do super muscle car. 

Toda essa reconfiguração tem um objetivo – além de ser o Mustang de série mais potente e rápido de todos –, fazer uma volta oficial abaixo de sete minutos no histórico circuito de Nurburgring, na Alemanha, onde os esportivos são verdadeiramente tirados à prova. Segundo a Ford, a tentativa será realizada ainda neste ano.

O poderoso V8 gera insanos 815 cavalos.

“Estamos focados desde o primeiro dia em fazer do Mustang GTD o primeiro supercarro com desempenho de classe mundial e a alma de um Mustang. O coração do GTD é o seu V8 de 5,2 litros superalimentado, com mais potência por litro do que o Porsche 911 GT3 RS”, aponta Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD. 

Como principal mudança, o novo V8 é o primeiro da linha com sistema de cárter seco, que ajuda a manter a lubrificação em curvas longas e acentuadas. Esse sistema de gerenciamento do óleo também permite que o motor tenha uma rotação máxima ligeiramente maior, de 7.650rpm, 100 a mais que o V8 de 5.2 litros anterior. 

A GTD busca fazer uma volta oficial abaixo de sete minutos em Nurburgring.

Sistema de admissão e escapamento revisados, escapamento de titânio e uma polia do supercompressor menor são outros avanços do poderoso propulsor.

Além da potência para atingir a velocidade máxima de 325 km/h, o Mustang GTD conta com um sistema de redução de arrasto que altera o ângulo da asa traseira e ativa os flaps dianteiros para manter o equilíbrio ideal entre o fluxo de ar para a aumentar a velocidade e força descendente para a aderência, conforme a condição de rodagem.

Ford Mustang GTD.