Ford abre nova turma para o programa de capacitação ‘Enter’
Voltado para o mercado de tecnologia, o curso oferece 60 vagas para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Ford abre uma nova turma para o <Enter>, programa de formação profissional que capacita pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia. São oferecidas 60 vagas para o curso de seis meses que terá início em agosto, com aulas presenciais no Senai Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
O local abriga também o Ford Academy, ecossistema de inovação da montadora americana. As inscrições podem ser feitas até 30 de maio, no site dedicado ao curso profissionalizante.
Desenvolvido pela Ford e pelo Ford Fund, braço filantrópico da marca, em parceria com o Global Giving e o Senai-SP, o <Enter> foi criado para servir de ponte entre o setor de tecnologia, que está em plena expansão, e pessoas de baixa renda que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação.
Segundo a marca, o primeiro processo seletivo, lançado no fim do ano passado, teve uma grande procura com cerca de quatro mil inscritos, concorrendo a 80 vagas. Agora, junto à abertura de novas turmas no Brasil, o programa será expandido para a Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
“O grande sucesso do Ford <Enter> no Brasil nos motivou a expandir o programa para outros países da região, que vivem a mesma situação em relação ao mercado de tecnologia. Ele é uma forma de darmos nossa contribuição para que mais pessoas possam realizar o sonho de construir uma carreira qualificada, alcançar a segurança social e ter uma vida melhor por meio da educação”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Até o final de 2023, o Ford <Enter> oferecerá um total de 200 vagas no Brasil. A empolgação dos selecionados nas primeiras turmas dá uma mostra do seu potencial transformador.
“Conheci o projeto por meio do meu irmão e me inscrevi porque acredito que a gente não descobre as oportunidades à toa. Quem não se atualiza fica obsoleto. Quero aprender o máximo possível, tanto sobre tecnologia quanto na área automotiva. Assim, a gente vai fazendo nossa caminhada e, quando se dá conta, está num lugar onde nunca imaginou”, conta a aluna Haire Edwy Giacomi.
O Ford <Enter> não exige conhecimento prévio de tecnologia e inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Ele é totalmente gratuito e os alunos têm ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social.
No final, além de receber um certificado emitido pelo Senai-SP, instituição reconhecida pelo mercado, eles contam com apoio de especialistas na preparação para entrevistas e busca ativa de oportunidades de trabalho.
Os pré-requisitos para participar são ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. Pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQI+ e mulheres cis e trans são priorizadas no processo seletivo.