Ford abre inscrições de nova turma do programa de capacitação ‘Enter’

O curso terá mais 60 vagas para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para atuar no mercado de tecnologia

A Ford abre as inscrições para a terceira turma do <Enter>, programa de formação profissional que capacita pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia. Nesta etapa, serão 60 vagas para o curso de programador em front-end. 

Para participar, os postulantes ao curto precisam ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo, ter renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de novembro pelo site do curso.

Com essa nova turma, o Ford <Enter> completa as 200 vagas programadas para 2023. O curso tem a duração de seis meses (440 horas), com aulas presenciais no Senai Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde também está localizada a sede do Ford Academy, ecossistema de inovação da marca.

O Ford <Enter> foi desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da marca, em parceria com o Global Giving e o Senai-SP. O objetivo é preencher a lacuna entre o setor de tecnologia, que está em expansão, e pessoas que enfrentam barreiras de acesso a empregos de qualidade.

Segundo a ManpowerGroup, empresa líder em recrutamento de talentos, o Brasil está entre os dez países com maior dificuldade em preencher vagas qualificadas neste setor, que deverá ter uma defasagem de 500 mil profissionais em 2025. 

O Ford <Enter> teve mais de cinco mil inscritos na seleção das primeiras turmas, alguns alunos já foram contratados pela Ford e o programa está sendo expandido para outros países, como Chile, Colômbia, Peru e Argentina.

Para participar do Ford <Enter> não é necessário ter conhecimento prévio de tecnologia. O curso é totalmente gratuito e foi desenvolvido para ser uma trilha completa de capacitação que vai além da sala de aula, incluindo inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras.

Os alunos também têm ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social. No final, recebem um certificado emitido pelo Senai-SP, instituição reconhecida pelo mercado, e contam com o apoio de especialistas na preparação para entrevistas e busca ativa de oportunidades de trabalho.