Fim de uma era, Ram apresenta nova 1500 sem o potente motor Hemi V8
A picape grande de entrada da marca do bode chega em duas versões, ambas com um inédito propulsor Hurricane 6 biturbo
Durante muito tempo, ao se falar de Ram, se remetia ao poderoso propulsor Hemi V8. Mas esta história conjunta está perto do seu fim. A marca lança a nova 1500 no Brasil em duas versões, Laramie (R$ 540.990) e Laramie Night Edition (R$ 555.990), sem o famoso motor 5.7. Mas isso não significa a ausência de uma caixa de força potente, pelo contrário.
Para a nova linha da picape grande de entrada da marca, a Ram escolheu o inédito 3.0 Hurricane 6 biturbo, um motor de seis cilindros em linha que produz impressionantes 426 cavalos, ou seja, 26 a mais que o Hemi V8, e 64,8kgfm de torque, aliado a transmissão automática de oito velocidades, tração integral 4×4 e suspensão a ar.
Ela conta com cinco modos de condução (automático, reboque, sport, neve e off-road) selecionados por meio de comandos no volante. O sistema de suspensão pneumático, batizado de “Active-Level”, possui cinco níveis de ajustes, comandos pela chave presencial ou pela central multimídia, com Normal, Aero, Off-Road 1, Off-Road 2 e Entry/Exit.
Normal, altura padrão de 209mm do solo, Aero, suspensão baixa 15mm automaticamente acima de 100km/h, Off-road 1, eleva o vão livre para 238mm até 65km/h, Off-road 2, a altura do solo chega a 260mm até 40 km/h, Entry/Exit, ajuda para entrar ou sair da cabine e facilita a colocação ou retirada de cargas na caçamba, deixando um vão livre de 156mm.
Além do modo Aero, também contribuem para melhoria do consumo de combustível a grade ativa do radiador, que abre e fecha automaticamente, e o spoiler aerodinâmico dianteiro ativo, que se expande a partir de 50km/h.
Outra novidade da picape é a tampa traseira elétrica com abertura e fechamento remotos acionados via botão localizado nos comandos das luzes de leitura, na chave presencial ou na maçaneta da tampa traseira. Visando facilitar o fechamento da tampa, há um botão extra, localizado na lateral esquerda da tampa, facilitando sua operação.
A caçamba conta ainda com revestimento especial, capota marítima, degrau retrátil de acesso, iluminação interna em LED, um divisor e dois compartimentos Rambox de 107 litros cada, localizados nas laterais, com iluminação interna e uma tomada de 115V no localizado no lado do motorista. A área de carga tem 1.200 litros e 557kg de capacidade.
Por dentro, a principal novidade é a central multimídia Uconnect 5, com tela de 14,5 polegadas e conexão sem fio para smartphones via Android Auto Apple CarPlay, navegação embarcada e capacidade de divisão de tela, conforme preferência do usuário. O painel de instrumentos tem display digital de 12,3 polegadas de alta resolução e personalizável.
Além das telas citadas, a lista de equipamentos conta com ar-condicionado automático dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilados, aquecidos e memória para o do motorista, som premium Harman Kardon com sistema ativo de cancelamento de ruídos, head-up display colorido, teto solar panorâmico, assoalho traseiro plano.
Volante revestido em couro, aquecido e com regulagem de altura e profundidade, pedais do freio e acelerador com ajustes elétricos, carregamento por indução para dois smartphones, 11 portas USB, duas tomadas 115V, retrovisor interno digital, chave tipo cartão com tecnologia NFC, sistema Ram Connect, assentos laterais traseiros aquecidos, porta-objetos no assoalho e abaixo da segunda fileira de banco e estribos laterais elétricos
Na parte da segurança, câmera 360°, detecção de colisão em cruzamentos com frenagem autônoma de emergência, assistentes de permanência em faixa e para manobras evasivas, detector de fadiga, reconhecimento de placas, seis airbags, auxiliar de partida em rampas, controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria.
Faróis full LED com alto automático, sensor crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisores exteriores com aquecimento, ajuste e rebatimento elétrico, freio de estacionamento eletrônico e piloto automático adaptativo com Stop & GO
Sem apresentar a versão esportiva Rebel, a Laramie passa, por enquanto, a ser a opção de entrada da 1500. Ela vem com interior claro, rodas diamantadas de 20 polegadas, pneus 275/55 e acabamentos cromados na grade, para-choques dianteiro e traseiro, capa do espelho retrovisor, badges e ponteiras do escapamento.
A Laramie Night Edition troca o cromado por detalhes escurecidos e na cor da carroceria, rodas pretas de 22 polegadas com pneus 285/45, interior escurecido, capo esportivo, para-choques na cor da carroceria, faróis e lanternas com máscara negra, grade, capas dos retrovisores e maçanetas em preto brilhante e ponteiras de escapamento e badges escuros.
1/24