Fiat reafirma domínio e segue firme na liderança do mercado automotivo

A italiana manteve uma boa vantagem para a segunda colocada. O Top10 teve duas mudanças no último ano

Assim como a Strada, a Fiat repete o feito e, pela terceira vez seguida, fecha o ano no topo entre as marcas mais vendidas do Brasil. Em 2023, a italiana até perdeu uma pequena fatia de mercado, míseros 0,15%, e viu a segunda colocada diminuir um pouco a diferença, mas longe de ser o suficiente para, no mínimo, ameaçar o reinado dela por aqui.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2023, a Fiat fechou o ano com 21,82% de todas as vendas entre os veículos leves, o que representa pouco mais de 475 mil veículos emplacados.

Firme no topo, a italiana viu – de longe – uma briga acirrada pelo segundo lugar, garantido pela Volkswagen frente à Chevrolet. A alemã fechou 2023 com 15,83% (345 mil unidades), menos de 1% (0,78% para ser mais exato) à frente da rival americana.

A única outra mudança no Top10 das marcas que mais emplacaram veículos em 2023 foi entre as conterrâneas Honda e Nissan. No mais, todas as outras figuraram na mesma posição de 2022, mudando apenas a fatia de mercado de cada uma.

As 10 marcas que mais emplacaram veículos no ano passado no Brasil correspondem a nada menos que 89,93% do total do mercado brasileiro. Ou seja, todas as outras somadas alcançaram pouco mais de 10% (10,07%, mais precisamente). 

Confira o Top10 de marcas mais vendidas do Brasil em 2023.

1/1010º → Peugeot → 1,6%9º → Honda → 3,31%8º → Nissan → 3,33%7º → Renault → 5,79%6º → Jeep → 5,83%5º → Hyundai → 8,55%4º → Toyota → 8,82%3º → Chevrolet → 15,05%2º → Volkswagen → 15,83%1º → Fiat → 21,82%

*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores