Fiat apresenta linha 2024 da Strada com o inédito motor 1.0 turbo

Com ‘mania’ de ineditismo, a italiana é a primeira picape compacta a utilizar um motor turbo flex em todo o mundo

Desde que lançou a Strada em 1998, a Fiat tem a “mania” de pioneirismo com a picape compacta. Em uma linha temporal, ela foi a primeira a ter cabine estendida em 1999, sistema Loker de bloqueio de diferencial em 2008, cabine dupla em 2009, terceira porta em 2013, quatro portas em 2020, câmbio automático em 2021 e, agora, inédito motor turbo.

Para a linha 2024 da Strada, a Fiat finalmente expande o motor 1.0 turbo para outros modelos (até o momento, a marca utilizava a caixa de força apenas nos SUVs Pulse e Fastback). O propulsor chega nas versões topo de linha da picape compacta, que ganha uma nova configuração e uma inédita série especial. 

A Strada é a primeira picape compacta a utilizar motor turbo flex no mundo.

Com o T200, como é chamado o propulsor turbinado, ela parte de R$ 132.990. Outra novidade é que ela deixa de ser ofertada com o antigo motor 1.4 aspirado, agora a versão de entrada também utiliza o moderno 1.3, com isso, parte de salgados R$ 100.990. 

Agora, com a série especial e a nova topo de linha, a Strada conta com oito configurações em seis versões distintas, sendo duas opções de cabine (plus e dupla), duas de motores (1.3 aspirado e o 1.0 turbo T200) e duas de câmbio (manual e automático CVT). 

A Ranch recebe uma dianteira diferenciada como a nova Ultra.

Assim, Endurance (R$ 100.990) e Freedom (R$ 106.990) são as únicas com cabine plus. Freedom (R$ 112.990) e Volcano (R$ 114.990) tem opção de cabine dupla. A Volcano (R$ 120.990) é a única com o motor 1.3 e câmbio CVT. Rach e Ultra (com o mesmo valor, R$ 132.990) e a Edizione 25 (R$ 135.990) utilizam o T200 com a transmissão automática. 

Primeira picape compacta do mundo a receber um motor turbo flex, a Strada passa a contar com propulsor de maior torque da história da caminhonete, já que o T200 gera ótimos 130 cavalos e 20,4kgfm de torque. O antigo 1.8 era dois cavalos mais potente, mas tinha quase 2kg a menos de força motriz. 

A motorização turbo vem alinhada com o câmbio CVT.

Aliado ao novo propulsor, o câmbio automático CVT, que já equipava as versões 1.3, mas com uma calibração diferente e sete marchas simuladas. Ela ganha também o botão “Sport” no volante, que altera os ajustes da picape, deixando-a mais arisca. 

Entre as versões, a principal novidade é a introdução de uma nova topo de linha, a Ultra, já conhecida da irmã maior, a Toro. Mas ao contrário da picape intermediária, na compacta ela não conta com a capota rígida, apenas com um visual diferenciado e alinhado com a Ranch.

O desenho do interior não foi alterado.

Ambas as configurações contam com grade frontal, para-choque, faróis de neblina em LED e skidplate diferenciados em relação às demais versões. Para diferenciar da Ranch, a Ultra conta com um friso vermelho na grade e bancos dianteiros com o nome da versão bordada na mesma cor. 

Além disso, nas duas versões, a Fiat utiliza novos bancos de couro e painéis de porta com detalhes em couro redesenhados. Ultra, Ranch e Freedom contam com rodas exclusivas. Por dentro, a picape ganha o novo volante com Fiat Script em todas.

A Endurance de entrada passa a contar com o motor 1.3 aspirado.

A série especial Edizione 25 celebra os 25 anos do lançamento da picape. Super limitada, ela conta com apenas 1.025 unidades. Ela chega com todos os recursos da Ultra, mas com um visual único, disponível apenas na cor “Cinza Strato” com teto em preto. 

Um adesivo lateral da série é colocado próximo à lanterna traseira, agregando um toque especial ao design. Para complementar o estilo sofisticado, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida.

Fiat Strada Edizione 25.

No interior da edição especial, os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho. Há ainda um badge interno numerado de 0001 a 1.025, colocado abaixo da multimídia, destacando a edição com um número único. Para deixar o visual ainda mais arrojado, as soleiras são personalizadas com a descrição da série. 

Além disso, ela conta com acessórios exclusivos da Mopar, para aprimorar ainda mais a série limitada, como as pedaleiras esportivas, o Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que oferecem proteção e estilo adicional ao veículo.

1/32Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat apresenta linha 2024 da Strada com o inédito motor 1.0 turbo. Fotos: Fiat.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.Fiat Strada.