Fiat apresenta 3ª geração do 500, agora 100% elétrico e confirmado para o Brasil

O pequeno que faz sucesso há mais de 60 anos deve desembarcar por aqui ainda este ano

Com mais de 60 anos de história, o Fiat 500 chega a terceira geração renovado e totalmente elétrico. O pequeno, acaba de ser apresentado na Europa e é o primeiro do grupo FCA (Fiat Chrysler) a não contar com motor a combustão. Além disso, ele já está com visto confirmado para o Brasil, tem tudo para chegar aqui ainda este ano. 

Equipado com um motor elétrico de 87kW que gera 118 cavalos, o pequeno tem velocidade máxima limitada em 150km/h. Ainda assim, a aceleração no 0 a 100km/h é de bons nove segundos. De acordo com a marca, as baterias de íons de lítio de 42kWh garantem uma autonomia de até 320 quilômetros. 

O modelo mantém o estilo clássico do 500.

Ainda segundo a Fiat, o novo 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido, o que facilitará o “abastecimento”. São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros, necessário para o um uso diário médio. Além disso, ele leva apenas 35 minutos para alcançar 80% de carga da bateria.

Um ponto interessante é que o 500 conta com um carregador diferente. Batizado de Easy Wallbox, ele foi desenvolvido pela Engie EPS e tem o intuito de otimizar o carregamento doméstico utilizando uma tomada usual. Ele permite estabilizar a energia de casa de até 3kW, podendo ser atualizado para 7,4kW, o que permitiria um carregamento total em seis horas. 

Interior bem minimalista.

O novo 500 conta com três modos de condução: Normal, Range e Sherpa. O primeiro, obviamente, é o comum, onde o motorista tem total controle do carro. Os outros dois alteram bastante as funções do veículo. 

Com o Range é é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador. Ao liberá-lo, irá causar uma desaceleração maior do que em um veículo a combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado apenas para parar completamente o carro. 

O elétrico contam com modos de condução avançados.

Já o Sherpa, otimiza ainda mais a economia de energia. Ele ajusta parâmetros como velocidade máxima (limitada a 80km/h), resposta do acelerador e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los).

Além de ser eletrificado, o novo 500 conta com direção autônoma de nível 2 que conta com monitoramento de câmera frontal, longitudinal e lateralmente, piloto automático adaptativo e inteligente (freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres) e auxiliar de permanência em faixa. 

Como de costume, espaço para quatro pessoas.

Outros itens presentes no modelo são o Intelligent Speed ​​Assist, que lê os limites de velocidade, monitoramento de ponto cego, alerta de fadiga e sensores de estacionamento 360​​°.

O 500 será o primeiro veículo do grupo FCA a contar com o novo sistema infotainment UConnect 5. Com tela de 10,25 polegadas, a central utiliza sistema operacional Android Auto, que facilita o uso de aplicativos e widgets. Além disso, ele conta com conexão sem fio com smartphones, inclusive para Apple CarPlay.

O 500 é o primeiro veículo 100% elétrico do grupo ítalo-americano.

O sistema infotainment conta também com o módulo Telematic Box que agrega diversos serviços de tecnologia, segurança e concierge. Entre eles, My Assistant, que conecta o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e receber suporte para resolver qualquer problema. My Car, que verifica o estado do carro. 

My Remote, que possibilita verificar nível da bateria, agendar o carregamento, encontrar o carro, trancar e destrancar as portas, acender e apagar as luzes e programar o sistema de ar-condicionado. My Wi-Fi, que permite o acesso de até oito dispositivos à Internet e permite interação com o veículo por meio da assistência por voz da Amazon Alexa.

Ele também inaugura o novo sistema multimídia com maior conectividade.

My Navigation que, através do app móvel, é possível enviar o destino para a navegação do carro, identificar a rota e radares de velocidade, verificar as condições de trânsito e do clima, visualizar pontos de carregamento, além de atualizar os mapas pelo wi-fi. E o My Theft Assistance, que informa imediatamente os clientes em caso de roubo do veículo.

Para a nova geração, o 500 está maior. Utilizando uma nova plataforma, ele ficou 60mm mais largo e comprido, a distância entre-eixos cresceu em 20mm e as rodas são maiores e mais afastadas. Ainda assim, ele tem menos de quatro metros, como um bom city car. 

Estilo cabrio é um charme a mais do elétrico.

Falando em estilo, como é de se esperar de um veículo icônico, o novo 500 mantém o perfil do modelo lançado em 1957. A frente é vertical como na primeira geração e ele conta com faróis circulares, mas pouco mais elípticos. Além disso, o símbolo da Fiat foi substituído pelo novo logo do próprio carro, o da marca vai na traseira. 

Por dentro, a grande tela da central multimídia chama a atenção. O resto do painel é bem minimalista, seguindo um lado mais clean. O que destoa é o excesso de logos da Fiat nos bancos. Outro ponto interessante é o charme do estilo cabrio, onde o teto se abre completamente.

1/20Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico. Fotos: Fiat.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.3º → Fiat → 76.137 unidades (14,30%)Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.Fiat 500 elétrico.