Família de compactos reforça emplacamentos da Chevrolet no Brasil
Apenas com Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, a marca teve mais de 270 mil unidades emplacadas, superando volumes pré-pandemia
O último ano foi de retomada para as montadoras presentes no Brasil. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2023, o mercado nacional fechou com alta de 12,02% em relação a 2022. Além disso, pela primeira vez desde 2019, os veículos leves superaram a marca de dois milhões de emplacamentos.
Além de novas marcas que chegaram ao país, algumas consagradas voltaram a performar bem, como a Chevrolet. A marca da gravata emplacou 328 mil veículos em 2023, uma alta de 12,6% em relação ao ano anterior. Ou seja, um pouco acima do mercado geral.
A americana viu sua família de compactos ser responsável por mais de 80% de todas as suas vendas no ano passado. Com o hatch Onix, o sedã Onix Plus, o SUV Tracker e a mais nova integrante, a picape Montana, a linha fechou 2023 com 273,6 mil unidades comercializadas.
O sedã, hatch, SUV e picape médios Cruze, Cruze Sport6, Equinox e S-10, o utilitário e a caminhonete grandes Trailblazer e Silverado (o último lançamento da americana), o monovolume Spin, o esportivo Camaro e o elétrico Bolt fecham o portfólio da montadora no Brasil, com menos de 20% do total de emplacamentos da marca.
“O crescimento foi puxado pelas versões mais completas, incluindo a RS, de design esportivo, e pela maior oferta de sistemas avançados de conectividade, como o OnStar, que passou a equipar mais de 85% dos veículos”, afirma Rafael Santos, vice-presidente de marketing e vendas da GM América do Sul.
De acordo com o executivo, outra razão para o avanço comercial da família de compactos foi a chegada da quarta opção de carroceria: a picape. Apesar do nome ser muito conhecido, a Montana foi totalmente reformulada e, tecnicamente, entra na categoria de caminhonetes intermediárias, mas ainda assim faz parte da família de compactos da marca.