Em mais novo surto, Peugeot apresenta o caríssimo novo 3008
O SUV médio que já custou R$ 139 mil acaba de ser reestilizado e esbarra nos R$ 250 mil
Não é de hoje que carro está caro no Brasil. As recentes e consecutivas altas assustam até os mais atentos consumidores. Com valores cada vez mais altos, é difícil apontar uma marca com produtos que possam ser chamados de baratos. Mas algumas são fáceis de dizer que estão errando na mão, a Peugeot é uma delas.
Após causar espanto no lançamento da nova geração do 208 (que já está chegando em R$ 100 mil), a francesa apresenta mais um modelo com preços surreais, o 3008. O SUV médio recebe o facelift de meio de vida com mudanças interessantes no visual externo, pouquíssimas novidades na lista de equipamentos e nenhuma no conjunto mecânico.
Mesmo com mudanças praticamente visuais, o utilitário chega custando quase R$ 100 mil a mais que há dois anos, quando a marca modificou as versões do 3008, apresentando a Active de entrada e Griffe Pack com topo de linha. Agora, para a versão 2022 do modelo, a marca trabalhará com a Griffe de entrada por insanos R$ 229.990 e a GT Pack por inimagináveis R$ 249.990.
Para se ter uma ideia, neste mesmo período, o dólar (uma das justificativas das marcas pelos consequentes aumentos) subiu cerca de 30%, de R$ 3,92 em maio de 2019 para atuais R$ 5,04. Enquanto isso, a opção de entrada do 3008 — apesar de ter mudado a versão — subiu 64,2% (de R$ 139.990 para R$ 229.990) e a topo de linha 58,2% (R$ 157.990 para R$ 249.99).
Além do aumento surreal, a Peugeot está pedindo R$ 20 mil a mais de uma versão para a outra, com pouquíssimas diferenças entre elas, sendo as principais apenas visuais. A Griffe, como o nome indica, mantém o lado mais executivo, já a GT Pack parte para uma pegada mais esportiva, com detalhes em preto e não em cromado, além do teto bicolor.
E é no visual a principal novidade do francês, o SUV adota o novo estilo da marca, com o “dentes de sabre” na luz de circulação diurna em LED e com uma nova grade frontal, batizada de “Frameless” que avança pelo para-choque e dá um ar ainda mais sofisticado ao utilitário. Por dentro, o “i-cockpit” foi levemente modernizado, mas sem alterar o design.
Na parte dos equipamentos, pouquíssimas novidades, até porque o SUV já era bem completo. De novo, abertura do porta-malas por meio de sensor, sistema de câmeras 360º (até então era apenas 180º) e park assist, o auxiliar automático de estacionamento.
Além disso, alguns sistemas, com o piloto automático adaptativo e o de leitura de placas foram modernizados. Este último, passa a ler também outras sinalizações e não apenas as de velocidades. Assim, ele mantém alerta de colisão, auxiliar de frenagem de emergência, sensor de ponto cego, detector de fadiga e correção e alerta de permanência em faixa.
Sem falar em itens como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, auxiliar de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, carregador sem fio para smartphones, seis airbags, ar-condicionado digital e dual zone, faróis full LED, abertura das portas e partida do motor com chave sensorial e teto solar panorâmico e elétrico.
Em relação a GT Pack, além dos detalhes visuais, ganha em relação a Griffe retrovisor interno frameless, sistema de som premium, a tela da central multimídia pula de oito para 10 polegadas e bancos com ajustes elétricos e massageador, o estranho é que este último tinha na Griffe, mas agora aparece apenas na opção topo de linha. Definitivamente, nada que justifique os R$ 20 mil a mais.
Como outros modelos da Stellantis (grupo no qual a Peugeot pertence), o 3008 contará com a plataforma de compras Cart, prevista para o início do segundo semestre. Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro e com uma solução de pagamento segura e integrada, será possível usufruir de produtos e serviços de várias marcas, sem sair do caminho.
Se a lista de equipamentos quase não teve novidades, o conjunto mecânico é exatamente o mesmo. O 3008 mantém o consagrado motor 1.6 turbo de 165 cavalos e 24,5kgfm de torque apenas com gasolina. Mas já passou do tempo da Peugeot fazer um upgrade neste motor, para gerar uma potência ainda melhor.
Completa o conjunto mecânico, transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais por meio de borboletas no volante e três modos de condução (Normal, Eco e Esportivo), direção elétrica e suspensão independente na dianteira e eixo de torção semi-independente na traseira.
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