Do Acre para Brasília de motocicleta em direção ao Capital Moto Week

Um grupo de 20 motociclistas percorrerão 4,5 mil quilômetros para acompanhar o maior festival de moto e rock da América Latina

No próximo dia 20 de julho, o Parque de Exposições da Granja do Torto em Brasília, Distrito Federal, abre as portas para o Capital Moto Week (CMW), o maior encontro de motocicletas da América Latina e um dos maiores do mundo. Ao todo, serão 10 dias de festival.

Há quase 20 anos – ausência apenas em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19 –, já é tradição no mês de julho que motoclubes, motogrupos e motociclistas de todo o Brasil, e de alguns países, peguem a estrada para curtir os 10 dias do Capital Moto Week. 

O clima de irmandade, liberdade e festividade toma conta da “Cidade da Moto” em Brasília. Segundo os organizadores, para este ano, são esperadas mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e dois mil grupos de motociclistas de todo o país, movimentando cerca de R$ 60 milhões na economia local, principalmente na cadeia do turismo.

Dentre os mais variados grupos, um com 20 pessoas e 10 motocicletas saiu no último domingo (9) de Rio Branco, no Acre, com a expedição Redrider em direção à capital federal. Entre os integrantes, está Edir Marques, 81 anos, que chegará ao festival na garupa de seu filho, Cassiano Marques. Para Edir, que descreve sua luta para vencer o câncer de mama no livro “Que Será? Será!”, a viagem representa mais uma superação na vida.

Cassiano é um dos organizadores da expedição, ele explica que o roteiro da viagem pega um trecho da rota turística internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, que liga o Mato Grosso ao Peru. No caminho, eles cruzarão alguns dos principais biomas brasileiros, como Amazônia, Pantanal e Cerrado. “O Brasil não para de nos surpreender. Quando achamos que vimos tudo, vem coisa melhor”.

Após deixar Rio Branco (AC), a expedição fará paradas em Porto Velho e Costa Marques em Rondônia, Conquista D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Poconé, Porto Jofre, Chapada dos Guimarães e Barra do Garças em Mato Grosso e, finalmente, em Brasília. Em todas as cidades, o grupo explorará pontos turísticos naturais, com chegada ao Capital Moto Week em 20 de julho, no dia da abertura do evento.

Youtuber motociclista Íris Vasconcellos.

Outra que pegará a estrada em direção ao maior encontro de motocicletas da América Latina é a youtuber carioca Íris Vasconcellos, ela também cruzará as estradas do Brasil em uma viagem de mais de 16 horas e mil quilômetros para chegar ao festival. 

“Há um bom tempo tenho vontade de fazer essa viagem. O Capital Moto Week é fascinante e eu só tive a oportunidade de ver pela televisão. Agora vou acompanhar de perto um dos maiores encontros de motociclistas que existe. Já estou arrepiada só de pensar. A minha intenção é descobrir novos caminhos, fazer amigos e sentir o momento, ser livre.”

Com mais de 70 mil quilômetros percorridos pelo Brasil e fora dele, a motociclista resume andar de moto com uma única palavra: liberdade. “É uma sensação que não tem como explicar. Só tem como sentir. É justamente essa sensação que se conecta com a atmosfera do evento, deve ser uma vibe eletrizante”.

Serviço

Capital Moto Week | Edição 20 Anos

Quando: 20 a 29/07/2023
Onde: Parque de Exposições da Granja do Torto | Brasília (DF)

Ingressos: Link