Desenvolvido no Brasil, VW Play equipará modelos da marca pelo mundo

Seis fábricas pelo globo produzirão o sistema que será exportado para quase 70 países

Em 2020, a Volkswagen apresentou o novo SUV da marca, o Nivus. Com ele, surgiu a plataforma VW Play, novíssimo sistema de infotainment da montadora. Além do utilitário coupé, por aqui, a central equipa também o T-Cross e o futuro Taos. 

O sistema, totalmente desenvolvido no Brasil, estará presente em diversos modelos do Grupo Volkswagen pelo mundo, sendo, inclusive, instalado em seis fábricas pelo globo. Assim, em breve, o VW Play será exportado para quase 70 países pelas marcas Volkswagen e Skoda e estará disponível em seis idiomas. 

“O VW Play mostra o potencial de desenvolvimento de novas tecnologias da Volkswagen no Brasil. Esse sistema é um marco tecnológico na indústria e foi desenvolvido com base em pesquisas com usuários e pensado na usabilidade real do cliente. O VW Play é um grande exemplo da capacidade de inovação dos engenheiros da nossa região, temos orgulho de exportar conhecimento de ponta para o mundo”, afirma Pablo Di Si, presidente da Volkswagen para a América Latina.

O VW Play está presente nas linhas de montagem da Volkswagen na Anchieta (SP) e São José dos Pinhais (PR). Até o fim do ano, o sistema estará presente nas plantas de Pacheco (Argentina), Puebla (México), Kaluga (Rússia) e Pune (Índia).

A central é fruto de um desenvolvimento de três anos, coordenado por uma equipe de cerca de 50 pessoas da Volkswagen do Brasil. O sistema conquistou o mundo ao trazer para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos.

Ele é capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade, de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços. A dinâmica de funcionamento foi desenvolvida com base em pesquisas com clientes e inspirada no uso de um smartphone. 

A usabilidade conta com padrões intuitivos do mundo digital, tais como o slider entre telas e a função “buscar”. Basta digitar o que você precisa que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador. A VW Play pode se conectar à internet pelo celular ou por meio de wi-fi externo. 

Com o VW Play, todos os serviços que o cliente Volkswagen tem nos aplicativos da marca para smartphones, também são oferecidos dentro do veículo. É possível, por exemplo, agendar pelo painel do carro a revisão. E mais: o sistema te avisa a hora de realizar o serviço!

Segundo a marca, para garantir que tudo funcione perfeitamente nas mais variadas condições de uso foram realizados testes mecânicos, elétricos e climáticos. Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.

Testes mecânicos “estressam” o componente e simulam situações extremas, como por exemplo, esquentando e esfriando a peça, balançando o painel, expondo a tela a grandes quantidades de poeira e de umidade e eventuais impactos frontais.