Crise para quem? Confira os cinco esportivos mais vendidos de 2022
O modelo “menos caro” da lista custa insanos R$ 566.300. Se for comprar um de cada, é preciso desembolsar mais de R$ 3 milhões
Ao longo de 2022, o mercado brasileiro de veículos emplacou, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), quase dois mil esportivos, 1.981 unidades, mais precisamente.
Dessas, 30,99% foi do Porsche 911, tricampeão seguido da categoria. O que mais espanta, é que a versão – dentre 17 disponíveis – mais barata do alemão, a Carrera Coupé, custa impressionantes R$ 769 mil.
Se todas 614 unidades do 911 emplacadas em 2022 fossem desta configuração, o que não é, teriam gerado R$ 470 milhões. Ou seja, somente com o icônico esportivo, a Porsche movimentou mais de meio bilhão de reais no Brasil.
Ainda na seara de preços, outro dado impressiona. Último líder antes do 911, o Ford Mustang, manteve a mesma posição de 2021 e é o modelo “menos caro” da lista, partindo de “módicos” R$ 566.300. Dentro da própria categoria, o esportivo é o modelo de maior destaque da americana no país hoje, superando com folga o principal rival, o GM Camaro.
Agora, se o valor de cada um dos representantes da lista assusta, como de qualquer esportivo – ou qualquer veículo à venda no Brasil –, o mais impressionante é o Top5 contar com um modelo que nem oficialmente é comercializado por aqui, o Chevrolet Corvette.
O americano só chega ao país via importação direta, ou seja, é impossível tabelar o preço dele. No “mercado paralelo” ele varia de R$ 1.2 a R$ 1.5 milhão, dependendo da configuração e, ainda assim, emplacou mais de 80 unidades.
Confira o Top5 esportivos mais vendidos no Brasil em 2022.
1/5
*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores