Correção de rota, Renault Duster finalmente vira boa opção familiar

Testamos a versão topo de linha do SUV, que sempre teve bom custo benefício, mas pecava na lista de segurança, que foi corrigida

Quando falamos de um veículo familiar, durante muito tempo, os sedãs médios e as station wagons – as famosas peruas –, disputavam espaço na garagem dos brasileiros por, geralmente, agregar o que se busca em um bom carro para a família: espaço interno e porta-malas generosos, conforto e boa tecnologia, seja de segurança, seja de comodidade.

Atualmente, as premissas para este tipo de veículo continuam as mesmas, o que mudou foi exatamente o modelo da moda. As peruas foram completamente extintas, enquanto os sedãs médios seguem pelo mesmo caminho, caindo nas vendas a cada momento. Quem tomou o lugar deles foram os SUVs, principalmente os compactos.

A categoria é relativamente nova, surgiu em 2003 com o Ford EcoSport e teve o segundo representante apresentado apenas em 2011, com o Renault Duster. Mas foi a partir de 2015, com o lançamento de modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V, Peugeot 2008 e inúmeros outros nos últimos anos, que o segmento virou o queridinho dos brasileiros.

Mais velho da turma, o Duster sempre focou no custo-benefício em relação aos rivais. Porém, pecava em um ponto gritante, a ausência de airbags além do exigido pela legislação. O que finalmente foi corrigido, como vimos na versão topo de linha Iconic, nosso “Teste da Vez”.

Meio da tabela

O SUV tem preço intermediário, em relação aos concorrentes.

Quando os números de rivais cresceram, o Duster meio que virou o patinho feio da turma. Para tentar fazer frente aos concorrentes que chegavam, a Renault decidiu apostar em um bom custo benefício. Olhando para os modelos mais caros da categoria hoje em dia, ela até tenta manter esta proposta, mas o SUV está longe de ser um dos menos caros atualmente.

A versão topo de linha do Duster, a Iconic, sai por R$ 157.990. Longe dos modelos mais caros do segmento, como HR-V e seus insanos R$ 199.800, Hyundai Creta (R$ 187.890), Volks T-Cross (R$ 175.990), Renegade (R$ 179.990) e Chevrolet Tracker (R$ 175.990). Ele tem valores próximos de Fiat Fastback (R$ 159.990) e Nissan Kicks (R$ 153.690) e está mais caro do que Citroën C4 Cactus (R$ 141.990) e Caoa Chery Tiggo 5X (R$ 146.990).

Nos detalhes

Para a linha 2024, ele ganhou pequenos detalhes em laranja.

O Duster recebeu um profundo facelift em 2020, que modificou bem o visual e criou o Pack Outsider (que pode ser adquirido por R$ 1,8 mil e estava presente na versão que testamos). Para a linha 2024, a Renault fez poucas intervenções visuais, para dizer que não fez nenhuma mudança, ela acrescentou pequenos detalhes laranjas na carroceria e na cabine. 

Por fora, o tom é visto no nome do modelo no rack de teto e da versão na grade, além de em um pequeno friso nos retrovisores externos que são em preto brilhante. A cor também é vista nos protetores laterais, que são adicionados pelo pacote Outsider. Além deles, o kit extra agrega airbumps nos para-choques com luzes auxiliares.

Por dentro, novidade para o console central e para as costuras alaranjadas.

Por dentro, o laranja é visto nas costuras dos bancos e dos forros das portas. Além disso, ele ganha um console central elevado com nicho, no lugar do apoio de braço. No mais, tudo igual, inclusive o simplório painel de instrumentos, que se mantém bem básico. A cabine abusa dos plásticos duros, mas todas as peças são bem encaixadas e não há rebarbas.

Outro ponto sem mudança, este positivo, é o espaço interno, um dos melhores, se não o melhor, da categoria. Até três adultos não ficam muito apertados no banco traseiro, claro que dois ficam muito mais confortáveis, mas mesmo com carga completa, dá para viajar sem muito aperto. O porta-malas, com seus generosos 475 litros, também é destaque.

Enfim, uma melhora

A principal novidade na lista de equipamentos é, enfim, os seis airbags.

Quando apresentou o facelift do utilitário compacto em 2020, a principal crítica que a Renault recebeu foi a não adoção de mais bolsas de proteção. Para a linha 2024, a francesa finalmente traz o Duster para a era moderna ao passar a utilizar seis airbags. Outras novidades são os faróis e lanternas em LED e a adição de duas portas USB.

Com isso, finalmente a lista de equipamentos do Duster fica bem recheada e realmente ideal para um veículo familiar. Ele conta com ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura​ e traseiro bipartido e carregador por indução para celulares.

No mais, o modelo não teve maiores novidades entre os itens de série.

Ainda entre os itens de conforto, o SUV vem com sistema Start&Stop​, chave sensorial do tipo cartão, partida por botão e central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

Na parte da segurança, além dos seis airbags e dos faróis e lanternas, o Duster conta com sistema “Multiview” com quatro câmeras (frontal, traseira e laterais), alerta de ponto cego, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento e luz de circulação diurna em LED.

Ponto alto

O motor 1.3 turbo é um dos pontos altos do SUV.

O grande astro da versão topo de linha do Duster está debaixo do capô. O utilitário esportivo vem com o moderno e potente motor TCe 1.3 turbo de 170 cavalos no etanol e 162 com gasolina e 27,5kgfm de torque para ambos os combustíveis, aliado a uma transmissão automática tipo CVT e direção elétrica.

A caixa de força turbinada deixa a direção divertida e segura. A condução é otimizada, com manobras como ultrapassagens, saídas e retomadas de velocidade sendo feitas sem maiores dificuldades e com bastante segurança. O mais leve toque no acelerador faz o SUV disparar, deixando a direção divertida, mesmo com o câmbio CVT, que é um caso à parte.

A transmissão automática CVT conversa bem com o motor.

A transmissão casa bem com o motor e não pasteuriza a caixa de força, como é comum nessas relações. Os 162 cavalos e o alto torque trabalham bem com o câmbio, que nem de longe lembra os CVTs comuns. As respostas são rápidas, algo raro nestas caixas, e atende bem aos comandos do acelerador, deixando o SUV esperto e “na mão” do motorista

Outro ponto positivo é o isolamento acústico, que trabalha bem para não repassar ruídos excessivos para a cabine. A Renault, inclusive, usou uma manta na parte interna do capô, algo raro até em modelos mais caros. Além disso, as respostas do câmbio são rápidas, evitando que ele faça muito ruído, algo típico nos CVTs. 

A direção é esperta, divertida e segura.

A condução ainda é otimizada com a direção elétrica, que deixa o volante mais leve em baixa e firme em alta, o que ajuda na hora de manobrar para estacionar e deixa o utilitário mais seguro na estrada. A suspensão também trabalha bem, não repassando as inúmeras imperfeições do solo para a cabine. 

O consumo foi normal, nem muito econômico, nem beberrão. Com a alta capacidade de aceleração, o motor fica “instigando” o motorista a acelerar, o que acaba aumentando o gasto com combustível. No geral, durante o nosso teste pelas ruas de Brasília, ele marcou 10,2km/l, comum dentre os SUVs compactos turbinados.

A opinião do Diário Motor

Renault Duster Iconic 2024.

O Duster, desde que surgiu, sempre buscou uma relação custo-benefício interessante, principalmente depois que a concorrência aumentou. Mas com o passar do tempo foi ficando cansado, tanto no visual, quanto na lista de equipamentos, e perdendo espaço. Com o facelift realizado em 2020, o design, os itens e a motorização melhoraram.

Mas ficou a questão dos seis airbags e de um ou outro detalhe. Com essa correção de rota, o Duster volta a ter uma boa relação custo benefício, mesmo custando quase R$ 160 mil, mas quando comparado com outros modelos que unem boa lista de equipamentos com motorização turbinada, ele ainda está bem abaixo na relação do preço. Com isso, vale a compra! Nota: 9.

Ficha técnica 

Motor: 1.3 turbo

Potência máxima: 170/162cv

Torque máximo: 27,5kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e semi-independente na traseira

Porta-malas: 475 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.683 x 1.822 x 4.376 x 2.674mm 

Preço: R$ 157.990

1/53Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Correção de rota, Renault Duster finalmente vira boa opção familiar (fotos: Geison Guedes/DP).Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.Renault Duster Iconic 2024.