Com domínio da Porsche, confira os 10 esportivos mais vendidos de 2024
Curiosamente, a categoria dos veículos divertidos conta com um modelo que não é vendido oficialmente por aqui, apenas por importação direta
De todas as categorias automotivas, apesar do boom de utilitários, a mais desejada é a de esportivos. O veículos apimentados e divertidos geram um frisson em qualquer apaixonado pelas quatro rodas e uma marca vem dominando o segmento no Brasil, a Porsche.
Para se ter uma ideia, a alemã emplacou nada menos que quatro modelos no Top10 mais vendidos de 2024, com direito a dobradinha e tudo mais. Analisando o sucesso da marca por valores, pegando como base o preço de entrada de cada veículo, apenas entre os esportivos, a Porsche girou mais de R$ 2.1 bilhões no último ano no Brasil.
O sucesso dela por aqui é tão impressionante que, enquanto a nível mundial, ela fechou o último ano com leve queda de 3% em relação a 2023, por aqui houve um crescimento exponencial de 20%, o nono recorde consecutivo de vendas desde o estabelecimento das operações no país, em 2015.
A lista tem outras curiosidades, como a presença de dois irmãos, também alemães, da BMW. O clássico Ford Mustang se mantendo no pódio, lugar no qual sempre esteve desde que passou a ser vendido oficialmente por aqui. Falando em venda oficial, o fato mais curioso do Top10 é a presença do Chevrolet Corvette, que só chega por aqui via importação direta.
E há uma despedida. Após 15 anos do retorno, o Chevrolet Camaro parou de ser produzido a nível mundial no fim de 2023 e séries especiais foram criadas mundo afora em homenagem ao muscle car. Por aqui, foi a Collection, com todas as unidades vendidas ao longo do último ano.
Entre alemães e americanos, há um “estranho no ninho”, o Honda Civic Type R, o caçula entre os esportivos que, apesar de uma tiragem baixa enviada para o país, foi o suficiente para figurar no Top10 mais vendidos da categoria.
No total, contando os modelos que não aparecem na lista, o segmento emplacou 4.818 unidades, números excelentes, se parar para ver que, do Top10, o menos caro é justamente o caçula, que sai por R$ 430 mil. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Confira o Top10 de esportivos mais emplacados no Brasil em 2024.
1/10