Colocamos a prova o porquê do GM Onix Plus ser o líder entre os sedãs

Testamos o modelo líder disparado entre os três volumes, que tem bom conjunto mecânico e lista de equipamentos equilibrada

No final de 2019, a Chevrolet apresentou a segunda geração da família Onix, dentre diversas surpresas, uma delas chamava a atenção, a nomenclatura da versão sedã do compacto. Com um leve atraso, o modelo foi rebatizado de Onix Plus, abandonando o nome Prisma, o que era esperado na mudança de geração anterior e que não ocorreu. 

Com o novo nome – e toda configuração apresentada na reformulação da família –, o sedã chegou chegando. Já no primeiro ano de vendas cheias, e mesmo impactado pela pandemia, ele não só foi o três volumes mais vendido do país, como comercializou mais que o dobro do segundo lugar geral, o Toyota Corolla, e “não viu a cor” dos rivais diretos. 

Em 2021, a Chevrolet foi uma das marcas mais impactadas com a grave crise dos semicondutores e viu suas vendas despencarem, perdendo o posto de marca mais vendida e o Onix (o hatch) perdeu a coroa de modelo mais comercializado. Ainda assim, o Plus manteve o padrão, apesar da perda de volume, e fechou o ano bem à frente dos demais sedãs.

Agora, passados sete meses de 2022, o modelo segue a receita e não dá brechas para os rivais, tanto no geral, para o Corolla, quanto entre os compactos, atualmente com o Fiat Cronos como segundo lugar. Testamos a versão topo de linha do três volumes, a Premier (R$ 113.520)  e tiramos à prova o porquê de tanto sucesso.

Bem recente

A cabine também é bem desenhada, mas teto e colunas poderiam ser escuras.

Apresentado há menos de três anos, o Onix Plus ainda está com o visual bem atualizado. Destaque para a grade dianteira proeminente, com um filete cromado que divide a peça no meio e alinha perfeitamente com os faróis. As luzes de circulação diurna em LED na parte de baixo dos para-choque dão um ar mais elegante ao sedã. 

As rodas diamantadas, também contribuem para o estilo mais executivo da versão topo de linha do Onix Plus, a traseira tem o desenho clássico de um três volumes. As lanternas, ao contrário dos faróis, são em LED, o que deveria ser em todo o conjunto óptico, até porque, estamos falando de um carro que supera os R$ 110 mil.

O espaço interno bom e acima da média da categoria.

Por dentro, o desenho também é o mesmo de quando a geração foi apresentada. Mas assim como a carroceria, a cabine ainda está atualizada, com design super atual. Os materiais são bem empregados e os detalhes mais claros nas portas e bancos dianteiros são um charme a mais. Se o teto e as colunas fossem em preto, seria ainda melhor. 

Para um veículo compacto, o espaço é bom. Ele leva quatro adultos com muito conforto (um quinto sempre gera um maior aperto, mas nada exagerado, é possível viajar bem acomodado, desde que não seja para longe) ele ainda conta com duas portas USB para o banco traseiro, mas faltou saída de ar. O porta-malas tem bons 500 litros, nem o maior, nem o menor da categoria. 

Altos e baixos

Carregamento por indução é um dos destaques da lista de equipamentos.

Na versão topo de linha, o Onix Plus conta com uma lista de equipamentos boa, mas que poderia ser melhor. De série, na parte da segurança, ele vem com seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e crepuscular, câmera de ré, auxiliar de partida em rampa, piloto automático, controles de estabilidade e tração e alerta de ponto cego. 

Custando quase R$ 115 mil (com a pintura igual a da unidade testada – R$ 1.650 – ele supera este valor), ele deveria contar também, no mínimo, com alerta e auxiliar de frenagem e sensor de chuva. Mas um piloto automático adaptativo, retrovisor interno eletrocrômico e freio de estacionamento eletrônico cairiam bem. 

Duas portas USB mas sem saída de ar para a traseira.

Na parte da comodidade, o sedã faz mais bonito. O Plus vem com ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia com tela de oito polegadas e conexão sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, chave sensorial, partida por botão, monitoramento de pressão dos pneus e wi-fi embarcado. 

Ele ainda conta com coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, três portas USB, tela em TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, sistema de estacionamento automático (um dos grandes diferenciais do sedã), carregador por indução e o já conhecido sistema OnStar.

Bem ajustado

O 1.0 turbo de três cilindros trabalha bem.

Como apresentado na troca de geração, o Onix Plus conta com o moderno motor 1.0 três cilindros turbo de 116 cavalos e 16,8kgfm de torque alinhado ao câmbio automático de seis velocidades e direção elétrica. 

O propulsor é esperto e anda muito bem, com boas respostas, tanto do acelerador, quanto da transmissão. Na cidade ou na estrada, o comportamento dinâmico do Onix é muito bom, a caixa de força trabalha bem e deixa ultrapassagens, saídas e retomadas de velocidade bem seguras. 

O câmbio automático de seis velocidades “conversa” muito bem com o motor.

Basta pisar no acelerador para fazer o Onix disparar pelo asfalto. Assim como o hatch, o sedã é muito bom de curva, não saindo do traçado e ficando sempre na “mão” do motorista. O câmbio também trabalha bem, com trocas sem qualquer tranco, feitas com precisão e de forma confortável. 

Faltam apenas borboletas no volante (há a opção de trocar as marchas manualmente na manopla do câmbio, mas não é tão ergonômico) e modos “ECO” e “Sport”. Outro destaque positivo é o conforto da suspensão, como deve ser em um sedã. O sistema atua bem, sem repassar as – muitas – imperfeições das vias para a cabine. 

Ao fim do teste, o consumo poderia ter sido melhor.

Qualquer viagem a bordo do líder do segmento é feita de maneira muito confortável, inclusive para os ocupantes do banco traseiro. O consumo não foi nem bom, nem ruim. Mas poderia ser melhor. Durante o nosso teste, ele marcou 11,1km/l com gasolina

A opinião do Diário Motor

Chevrolet Onix Plus.

Com um conjunto mecânico ajustado, lista de equipamentos interessante – apesar de pequenos deslizes –, visual elegante e conforto otimizado, o Onix Plus responde bem do porquê ele é o sedã mais vendido do país desde que foi apresentado.

O motor turbo garante uma vitalidade ao três volumes, deixando-o esperto na condução. Itens como estacionamento automático, alerta de ponto cego, central e carregamento sem fio e wi-fi nativo, agregam um valor maior (apesar de que, pelo preço, deveriam ter mais equipamentos). De fato, o dia a dia a bordo Onix é otimizado e justifica o sucesso do sedã. Vale a compra! Nota: 8,5.

Ficha Técnica

Motor: 1.0 turbo

Potência máxima: 116cv 

Torque máximo: 16,8kgfm 

Transmissão: automática de 6 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e semi-independente na traseira

Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira

Porta-malas: 460 litros 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.473 x 1.730 x 4.474 x 2.600mm 

Preço: R$ 113.520

1/49Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Chevrolet Onix Plus.Colocamos a prova o porquê do GM Onix Plus ser o líder entre os sedãs. Fotos: Geison Guedes/DP.