Colocamos a prova o porquê do GM Onix Plus ser o líder entre os sedãs
Testamos o modelo líder disparado entre os três volumes, que tem bom conjunto mecânico e lista de equipamentos equilibrada
No final de 2019, a Chevrolet apresentou a segunda geração da família Onix, dentre diversas surpresas, uma delas chamava a atenção, a nomenclatura da versão sedã do compacto. Com um leve atraso, o modelo foi rebatizado de Onix Plus, abandonando o nome Prisma, o que era esperado na mudança de geração anterior e que não ocorreu.
Com o novo nome – e toda configuração apresentada na reformulação da família –, o sedã chegou chegando. Já no primeiro ano de vendas cheias, e mesmo impactado pela pandemia, ele não só foi o três volumes mais vendido do país, como comercializou mais que o dobro do segundo lugar geral, o Toyota Corolla, e “não viu a cor” dos rivais diretos.
Em 2021, a Chevrolet foi uma das marcas mais impactadas com a grave crise dos semicondutores e viu suas vendas despencarem, perdendo o posto de marca mais vendida e o Onix (o hatch) perdeu a coroa de modelo mais comercializado. Ainda assim, o Plus manteve o padrão, apesar da perda de volume, e fechou o ano bem à frente dos demais sedãs.
Agora, passados sete meses de 2022, o modelo segue a receita e não dá brechas para os rivais, tanto no geral, para o Corolla, quanto entre os compactos, atualmente com o Fiat Cronos como segundo lugar. Testamos a versão topo de linha do três volumes, a Premier (R$ 113.520) e tiramos à prova o porquê de tanto sucesso.
Bem recente
Apresentado há menos de três anos, o Onix Plus ainda está com o visual bem atualizado. Destaque para a grade dianteira proeminente, com um filete cromado que divide a peça no meio e alinha perfeitamente com os faróis. As luzes de circulação diurna em LED na parte de baixo dos para-choque dão um ar mais elegante ao sedã.
As rodas diamantadas, também contribuem para o estilo mais executivo da versão topo de linha do Onix Plus, a traseira tem o desenho clássico de um três volumes. As lanternas, ao contrário dos faróis, são em LED, o que deveria ser em todo o conjunto óptico, até porque, estamos falando de um carro que supera os R$ 110 mil.
Por dentro, o desenho também é o mesmo de quando a geração foi apresentada. Mas assim como a carroceria, a cabine ainda está atualizada, com design super atual. Os materiais são bem empregados e os detalhes mais claros nas portas e bancos dianteiros são um charme a mais. Se o teto e as colunas fossem em preto, seria ainda melhor.
Para um veículo compacto, o espaço é bom. Ele leva quatro adultos com muito conforto (um quinto sempre gera um maior aperto, mas nada exagerado, é possível viajar bem acomodado, desde que não seja para longe) ele ainda conta com duas portas USB para o banco traseiro, mas faltou saída de ar. O porta-malas tem bons 500 litros, nem o maior, nem o menor da categoria.
Altos e baixos
Na versão topo de linha, o Onix Plus conta com uma lista de equipamentos boa, mas que poderia ser melhor. De série, na parte da segurança, ele vem com seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e crepuscular, câmera de ré, auxiliar de partida em rampa, piloto automático, controles de estabilidade e tração e alerta de ponto cego.
Custando quase R$ 115 mil (com a pintura igual a da unidade testada – R$ 1.650 – ele supera este valor), ele deveria contar também, no mínimo, com alerta e auxiliar de frenagem e sensor de chuva. Mas um piloto automático adaptativo, retrovisor interno eletrocrômico e freio de estacionamento eletrônico cairiam bem.
Na parte da comodidade, o sedã faz mais bonito. O Plus vem com ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia com tela de oito polegadas e conexão sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, chave sensorial, partida por botão, monitoramento de pressão dos pneus e wi-fi embarcado.
Ele ainda conta com coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, três portas USB, tela em TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, sistema de estacionamento automático (um dos grandes diferenciais do sedã), carregador por indução e o já conhecido sistema OnStar.
Bem ajustado
Como apresentado na troca de geração, o Onix Plus conta com o moderno motor 1.0 três cilindros turbo de 116 cavalos e 16,8kgfm de torque alinhado ao câmbio automático de seis velocidades e direção elétrica.
O propulsor é esperto e anda muito bem, com boas respostas, tanto do acelerador, quanto da transmissão. Na cidade ou na estrada, o comportamento dinâmico do Onix é muito bom, a caixa de força trabalha bem e deixa ultrapassagens, saídas e retomadas de velocidade bem seguras.
Basta pisar no acelerador para fazer o Onix disparar pelo asfalto. Assim como o hatch, o sedã é muito bom de curva, não saindo do traçado e ficando sempre na “mão” do motorista. O câmbio também trabalha bem, com trocas sem qualquer tranco, feitas com precisão e de forma confortável.
Faltam apenas borboletas no volante (há a opção de trocar as marchas manualmente na manopla do câmbio, mas não é tão ergonômico) e modos “ECO” e “Sport”. Outro destaque positivo é o conforto da suspensão, como deve ser em um sedã. O sistema atua bem, sem repassar as – muitas – imperfeições das vias para a cabine.
Qualquer viagem a bordo do líder do segmento é feita de maneira muito confortável, inclusive para os ocupantes do banco traseiro. O consumo não foi nem bom, nem ruim. Mas poderia ser melhor. Durante o nosso teste, ele marcou 11,1km/l com gasolina
A opinião do Diário Motor
Com um conjunto mecânico ajustado, lista de equipamentos interessante – apesar de pequenos deslizes –, visual elegante e conforto otimizado, o Onix Plus responde bem do porquê ele é o sedã mais vendido do país desde que foi apresentado.
O motor turbo garante uma vitalidade ao três volumes, deixando-o esperto na condução. Itens como estacionamento automático, alerta de ponto cego, central e carregamento sem fio e wi-fi nativo, agregam um valor maior (apesar de que, pelo preço, deveriam ter mais equipamentos). De fato, o dia a dia a bordo Onix é otimizado e justifica o sucesso do sedã. Vale a compra! Nota: 8,5.
Ficha Técnica
Motor: 1.0 turbo
Potência máxima: 116cv
Torque máximo: 16,8kgfm
Transmissão: automática de 6 velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira e semi-independente na traseira
Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira
Porta-malas: 460 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.473 x 1.730 x 4.474 x 2.600mm
Preço: R$ 113.520
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