Chinesa BYD quer abrir 35 concessionárias no Brasil em 2022

A marca de veículos elétricos já anunciou a primeira parceria, a Eurobike, que terá a uma loja em São Paulo e posteriormente em Brasília

No fim de novembro, a chinesa BYD apresentou o Tan EV, primeiro automóvel da marca a ser vendido no Brasil. A montadora, que já atua no país no segmento de ônibus, inclusive com fabricação local, inicia sua operação por aqui em 2022. Para isso, terá que criar uma rede de concessionários do zero. 

Junto com a apresentação do SUV elétrico, a montadora informou que o primeiro grupo responsável por uma loja da marca será a Eurobike. A unidade que inaugurará a operação da chinesa no Brasil ficará em uma das principais vias de São Paulo, a Avenida Europa, conhecida pela quantidade de concessionárias premium. 

O grupo paulista já definiu onde serão as próximas lojas. Ainda sem data de inauguração, os pontos serão instalados em Ribeirão Preto – cidade natal da empresa – e em Brasília, onde já opera com as marcas BMW, Mini, Porsche e BMW Motorrad. 

Ao todo, a BYD espera inaugurar 35 lojas ao longo de 2022. Segundo a marca, já está previsto a expansão da rede e outras concessionárias devem ser anunciadas em um curto espaço de tempo. “Mais de 20 dos maiores grupos nacionais de concessionárias mostraram grande interesse em representar a montadora”, aponta Henrique Antunes, diretor comercial da BYD Brasil. 

O primeiro lote composto, a princípio, de 200 unidades do Tan EV chega ao Brasil no primeiro semestre, com comercialização prevista para iniciar ainda em janeiro. No entanto, segundo a marca, 278 clientes já preencheram o formulário de intenção de compra, antes mesmo de ver o veículo. 

A BYD também confirmou o lançamento de outros modelos no próximo ano, como, por exemplo, o Han EV, um sedan premium elétrico.