Chevrolet Tracker Midnight, o retorno da versão escurecida ao SUV

Se na primeira vez, na geração anterior, a configuração era baseada na opção topo de linha, agora, ela chega como uma das intermediárias

No início de 2018, a Chevrolet inovou ao apresentar a S10 Midnight. A versão escurecida da picape foi a primeira do tipo na marca por aqui. Há época, a divisão brasileira da GM foi tão ousada, que teve que convencer a matriz nos Estados Unidos (EUA) para trocar a cor da famosa gravata, de dourado, para preto. O sucesso, da picape e do logo, foi estrondoso.

No mesmo ano, a Chevrolet lançou outros três modelos baseados na versão e ainda disponibilizou para venda, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a gravata em preto para toda a linha da marca. O logo escuro fez tanto sucesso, que a matriz americana resolveu adotar em modelos feitos na América do Norte.

Com o passar do tempo, toda a linha da marca recebeu a opção Midnight. E, neste ano, a Chevrolet iniciou a nova “safra” de versões escurecidas. Mais uma vez, o primeiro modelo foi a S10, seguida de perto pelo Tracker, agora na novíssima geração (o SUV ainda ganhou a opção esportiva RS), e o nosso “Teste da Vez”.

Ao contrário da primeira versão, a atual Midnight no Tracker não assume como opção topo de linha, mas sim como uma das intermediárias, entre a LT e a LTZ. Com isso, ela utiliza o motor 1.0 turbo e, mesmo não sendo a mais completa, custa sonoros R$ 141.960.

(quase) Tudo preto

A Midnight tem acabamento todo em preto.

Assim como na primeira geração do Tracker Midnight, a atual aposta no acabamento escuro, tanto na carroceria, quanto no interior. Mas ela repete outro problema – visto em outros modelos que contam com a versão –, não é exatamente tudo em preto. Por dentro, as colunas e o teto são claros, o que não faz sentido algum, deveriam ser escuras também.

Por fora, ela mantém o desenho, alterando apenas a cor do acabamento, tudo é escuro, da grade às rodas, passando pela gravata, grade frontal, saias laterais, rack de teto, molduras nos para-choques e nas caixas de roda e a barra que interliga os faróis, que nas demais versões é cromada.

No interior, o desenho também é mesmo,

O desenho da cabine também não foi alterado, mudando apenas a cor. Como de costume, destaque para a tela da central multimídia, principalmente pela qualidade da tela de oito polegadas. A gravata no volante também é em preto, assim como os bancos, painel e forros de porta, só faltaram mesmo o teto e as colunas. 

Na atual geração, outro destaque do SUV é o espaço. Quatro adultos viajam com extremo conforto, uma quinta pessoa sempre gera um certo aperto, mas nada muito grave no caso do Tracker. O porta-malas também é muito bom, com seus 393 litros, nem o maior ou o menor da categoria, mas suficiente para levar muita bagagem.

Intermediário

Para a atual geração, a Midnight ficou como uma das opções intermediaias.

Como falamos, a Midnight está longe de ser uma opção topo de linha. E, mesmo com seus R$ 142 mil, tem uma lista de equipamentos mediana de acordo com a opção, até porque, ela é uma configuração intermediária. Assim, os itens de série não surpreendem muito.

Ela vem com seis airbags, alerta de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, luz de circulação diurna em LED, banco do motorista com regulagem de altura manual, sensores de estacionamento e crepuscular, câmera de ré, assistente de partida em rampa, piloto automático e sistema OnStar.

Como de costuma, a boa qualidade da tela chama a atenção.

Na parte da comodidade, ar-condicionado manual, chave sensorial para abertura das portas e partida por botão, retrovisores externos elétricos, central multimídia com tela de oito polegadas, conexão sem fio para smartphones e quatro portas USB e wi-fi embarcado para até sete aparelhos. 

Mesmo como uma versão intermediária, a Chevrolet poderia ter ido um pouco além na lista de equipamentos, o ar-condicionado poderia ser digital e, em conjunto com a conexão sem fio, poderia ter carregamento por indução, pois se você precisar carregar o celular, terá que utilizar um cabo. Um sensor de chuva também seria bem-vindo.

Velho conhecido

O motor é o bastante conhecido 1.0 turbo.

A Midnight, como as outras intermediárias do Tracker, utiliza o já muito conhecido motor 1.0 turbo de 116 cavalos e 16,8kgfm de torque, aliado a transmissão automática de seis velocidades, direção elétrica, suspensão independente na dianteira e semi independente na traseira, com freios a disco na frente e tambor atrás (o deslize do conjunto mecânico).

Já velho conhecido, o 1.0 não faz feio, pelo contrário. Na cidade, ele trabalha de forma primorosa, com faixas de torque baixas. Assim, qualquer toque no acelerador faz o SUV disparar pelo asfalto. Qualquer manobra é feita com extrema facilidade, de ultrapassagens a saídas e retomadas de velocidades, tudo fácil e seguro.

A opção de troca de marcha existe apenas na manopla do câmbio.

O câmbio automático também trabalha bem, com trocas suaves, sem trancos. O principal porém é comum na marca e em todos os modelos, a opção de mudança de marcha manual. O Tracker não vem com borboletas no volante, a função é feita apenas por botões no câmbio, ruins de manusear. 

A suspensão é outro item que trabalha bem, absorvendo as inúmeras imperfeições do solo – coisa que não falta nas nossas vias. A direção elétrica progressiva deixa o volante leve em baixa e firme em altas, otimizando ainda mais a segurança. Ao fim do nosso teste, o consumo apontou 10,9km/l, abastecido com gasolina, dentro da média da categoria.

A opinião do Diário Motor

Chevrolet Tracker Midnight.

Para a nova geração do Tracker, a Chevrolet resolveu alterar a ideia da Midnight, com uma versão escurecida intermediária. O visual, como sempre, fica mais elegante com tudo preto, apesar do deslize sem noção e repetitivo das colunas e forro interno do teto serem claras. 

A lista de equipamentos sempre pode ser melhor, principalmente para um veículo de mais de R$ 140 mil, mas faz bem a função de intermediária. O conjunto mecânico, como já de costume, é o ponto forte do Tracker, mesmo na configuração 1.0. No geral, é uma boa aposta, principalmente para quem não curte os excessos de cromados. Vale o teste com possível compra! Nota: 7,5

Ficha técnica

Chevrolet Tracker Midnight.

Motor: 1.0 turbo

Potência máxima: 116cv 

Torque máximo: 16,8/16,3kgfm 

Transmissão: automática de 6 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira 

Porta-malas: 393 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.626 x 1.791 x 4.270 x 2.270mm 

Preço: R$ 141.960

1/62Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight, o retorno da versão escurecida ao SUV. Fotos: Geison Guedes/DP.Chevrolet Tracker Midnight.Chevrolet Tracker Midnight.