BYD inicia as obras da fábrica de Camaçari, na Bahia

Segundo a marca, a expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade próxima dos 150 mil veículos por ano

A BYD anuncia o início das obras da primeira fábrica de carros da montadora fora da China, em Camaçari, na grande Salvador, Bahia (a marca já confirmou uma segunda a ser instalada no México). A planta será construída do zero em uma área onde estava instalada a unidade fabril da Ford. A americana repassou o terreno para o governo baiano que, por sua vez, o redirecionou para a chinesa.

De acordo com a montadora, a BYD pagou R$ 287,8 milhões ao governo da Bahia pela compra do complexo, que possui 4,6 milhões de metros quadrados. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que ocuparão uma área de cerca de um milhão de metros quadrados. 

As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos. O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento esperado de R$ 3 bilhões.

“Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica gerará. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Que este seja o começo de um capítulo próspero e cheio de sucessos. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para nossa empresa, nossos colaboradores e para toda a comunidade”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A expectativa da marca é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025. A planta deve ter uma capacidade instalada de aproximadamente 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação. De início, serão quatro modelos feitos no local: os elétricos Dolphin, Dolphin Mini, Yuan Plus e o híbrido Song Plus.