Bugatti La Voiture Noire, o hiperesportivo de 11 milhões de euros
O modelo, em única unidade, é o veículo zero quilômetro mais caro de todos os tempos
Em 2019, a Bugatti anunciou que iria construir um modelo literalmente único, o La Voiture Noire (O Carro Preto, em francês). Agora, o hiperesportivo finalmente sai da fábrica da marca na França com destino desconhecido, já que o dono do novo modelo não foi revelado — especulações apontam que o jogador Cristiano Ronaldo teria comprado o esportivo.
Sendo ou não o atleta português o dono do novo modelo, o certo é que, quem adquiriu o superesportivo francês é para lá de milionário. O veículo custou a bagatela de 11 milhões de euros, algo próximo a R$ 68 milhões, o que transforma o La Voiture Noire no carro zero quilômetro mais caro de todos os tempos.
Para criar o novo hipercarro, a Bugatti se inspirou em um clássico modelo da marca, o Type 57 SC Atlantic, um dos Grand Turismo mais aclamados da história e o veículo mais famoso criado por Jean Bugatti, filho do fundador da montadora francesa. O novo esportivo consegue ser ainda mais exclusivo, já que o Type teve quatro unidades produzidas.
Segundo a marca, cada componente foi feito à mão e a carroceria, feita de fibra de carbono, tem um brilho preto profundo apenas interrompido pela estrutura de fibra ultrafina com uma superfície “de uma peça” que não perturba o fluxo óptico. A dianteira é estendida no estilo C-line da marca, com contornos elegantes, os para-choques são integrados suavemente e o para-brisa parece fluir como a viseira de um capacete.
Se o estilo Grand Turismo coupé foi inspirado em um modelo clássico, o mesmo não podemos dizer do conjunto mecânico. O “Carro Preto” conta com o mesmo sistema dos primos Chiron e Divo. Ou seja, o monumental motor de oito litros e 16 cilindros em W que gera descomunais 1.520 cavalos e insanos 163,1kgfm de torque em nada menos que seis saídas de escapes.
1/21