Brasileira Marcopolo cria divisão voltada para motorhomes

A empresa explora a expertise na produção de veículos de transporte de pessoas para um mercado de grande potencial no Brasil e região

A Marcopolo, em busca de diversificar a atuação em segmentos diversos ligados ao transporte de pessoas, cria uma divisão focada no mercado de motorhomes. De acordo com a brasileira, o objetivo é explorar a expertise da companhia em soluções de mobilidade em um segmento de grande potencial de crescimento no Brasil e na América Latina.

A empresa afirma que um estudo técnico realizado pela organização da Expo Motorhome, maior feira da América Latina dedicada a empresas e apaixonados por campismo e caravanismo, apontou que o mercado movimentou mais de R$ 1,5 bilhão em 2023 no Brasil, o que representa uma aumento de 30% em relação ao ano anterior.

“A Marcopolo vem, ao longo dos últimos anos, se transformando em uma provedora de soluções de mobilidade. O objetivo é contribuir com produtos que, além de transportar, aproximem as pessoas. A experiência e tecnologia de ponta desenvolvidas ao longo dos 75 anos de atividades como fabricante de ônibus foram fundamentais para a criação da Marcopolo Motorhome e são um importante diferencial”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Segundo Alexandre Cruz, head da Marcopolo NEXT e executivo à frente da nova divisão, a formação da Marcopolo Motorhome é resultado direto do programa de intraempreendedorismo da empresa gaúcha. 

“Identificamos grandes oportunidades de mercado que a Marcopolo, por sua tradição, tecnologia e expertise, está posicionada estrategicamente para suprir. Uma é pela falta de oferta de veículos desenvolvidos especificamente como motorhomes, o mercado brasileiro tem majoritariamente recorrido à transformação de ônibus, normalmente usados, mesmo sendo desejo do consumidor um modelo concebido de fábrica para este fim.”

Ainda de acordo com Cruz, outra oportunidade percebida pela empresa é a ampla rede de assistência técnica presente no Brasil e na América Latina. O que otimizará o atendimento com a confiabilidade, velocidade e segurança que os clientes esperam em suas viagens.

“Acreditamos que a atuação direta da Marcopolo poderá impulsionar o mercado de motorhomes no país, que tem grande potencial de crescimento e expansão. No Brasil, são comercializados cerca de quatro mil veículos por ano, sendo que na Europa a produção chega a 140 mil unidades/ano e nos Estados Unidos, quase 50 mil”, destaca Cruz.

Segundo o executivo, a nova divisão da montadora brasileira já está desenvolvendo um modelo inédito, que será apresentado durante a Expo Motorhome 2024, que será realizada entre os dias 13 e 17 de novembro, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na grande Curitiba, Paraná.