BMW i4 e iX surgem na Europa e já estão confirmados para o Brasil

Apresentados mundialmente, os elétricos serão lançados em novembro no Velho Continente e logo após por aqui

A BMW apresenta os novos modelos 100% elétricos da marca, o i4 e o iX. Antes previstos para 2022, o SUV e o gran coupé serão lançados em novembro na Europa e já estão confirmados para o Brasil, ainda sem uma data prevista. 

“A revolução elétrica está em nosso DNA e agora inicia mais uma fase no Brasil, acelerando o ainda mais o ‘Prazer de Dirigir’ elétrico no país. Os novos iX e i4 chegam com foco nos desejos do cliente brasileiro que ama tecnologia, design e esportividade, agora também elétrico. Este é o primeiro passo em uma nova revolução elétrica”, aponta Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW no Brasil

O i4 conta com dois modelos, sendo o M50 o primeiro veículo totalmente elétrico feito pela BMW M GmbH, a divisão esportiva da alemã. Os motores montados nos eixos dianteiro e traseiro geram 544 cavalos e insanos 81kgfm de torque. Como um legítimo esportivo da marca bávara, a maior parte da força foca na traseira. 

Toda essa força extrema provida pelos motores elétricos permite o gran coupé ir do zero aos 100km/h em 3,9 segundos. A autonomia é de cerca de 510 quilômetros no ciclo WLTP, com consumo entre 19 e 24kWh a cada 100 quilômetros rodados.

O modelo é o primeiro 100% elétrico da divisão M da alemã.

O gran coupé terá também uma versão menos arisca, a eDrive40. De tração traseira, o conjunto elétrico gera 340 cavalos e 42,8kgfm de torque, o que permite uma aceleração de zero a 100km/h em 5,7 segundos. O alcance máximo é ainda maior que o do M50, de 590 quilômetros, com consumo de energia de 16 e 20kWh a cada 100 quilômetros. 

As baterias do i4 ficam entre os eixos do veículo, uma solução que, segundo a marca, assegura o menor centro de gravidade possível. A quinta geração do conjunto de potência eDrive permitiu uma série de evoluções. 

O gran coupé elétrico tem grande capacidade de recarga.

A recarga é a mais rápida possível graças à possibilidade de se carregar as baterias em estações ultra rápidas com capacidade de admissão de energia de até 200kW. Neste modo, é possível recarregar as baterias de 10% a 80% em apenas 31 minutos.

O iX é o utilitário elétrico que une a funcionalidade do X5, o dinamismo do X6 e a aparência do X7. Assim como o gran coupé, o SUV conta com duas versões, a xDrive 50 de 523 cavalos e 78kgfm de torque, zero a 100km/h em 4,6 segundos, autonomia de 630 quilômetros e com consumo entre 19,8 e 23kWh a cada 100 quilômetros. 

BMW iX

A opção “mais mansa”, a xDrive 40, tem 326 cavalos de potência, torque de 64,2kgfm, zero a 100km/h em 6,1 segundos, consumo de energia entre 19,4 e 22,5kWh a cada 100 quilômetros e autonomia máxima de 425 quilômetros no ciclo WLTP. A marca apresentará uma versão ainda forte, a M60, com potência ultrapassando os 600 cavalos.

O sistema operacional iDrive 8 faz sua estreia no iX e no i4. Personalizáveis de acordo com o gosto do motorista, as telas do ID8 têm alta resolução e dispõem a quantidade certa de informações, exibidas de maneira atraente e intuitiva. 

O utilitário une aspectos visuais do X5, X6 e X7.

Em nome da personalização total, agora é possível dar um nome para o Assistente Pessoal Inteligente BMW, que pode aprender novas funções e formas de expressão ao longo do contínuo desenvolvimento do BMW iDrive. Esses novos recursos são regularmente atualizados por meio de upgrades remotos.

O iX é o primeiro veículo premium equipado mundialmente com 5G, algo que se soma a outros recursos de ponta. A navegação usa realidade aumentada para reforçar graficamente as imagens exibidas pelas câmeras do modelo, exemplos de uma saída que você precisa pegar ou uma conversão de esquina.

O interior do iX tem um toque futurista.

Até mesmo o interior pode ser monitorado. Uma câmera interna permite capturar momentos com a família e amigos, como também serve como uma segurança extra ao monitorar qualquer tentativa de invasão ou roubo do veículo. 

Outra tecnologia inédita é a possibilidade de gravar os últimos 200 metros exigidos para uma manobra. Com a ajuda de sensores e câmeras por todos os lados, o iX consegue repetir o percurso e estacionar quase que sozinho.

1/17BMW i4BMW iXBMW iXBMW iXBMW i4BMW i4BMW iXBMW iXBMW i4BMW iXBMW iXBMW i4BMW i4 e iX surgem na Europa e já estão confirmados para o Brasil. Fotos: BMW.BMW i4BMW iXBMW i4BMW iX