Audi apresenta Q8 e-tron, mais novo elétrico da marca no Brasil
O modelo chega ao país nas carrocerias SUV e sportback, nas versões Performance Black e Launch Edition e supera os R$ 660 mil
A Audi apresenta o Q8 e-tron, o novo utilitário elétrico da marca. O modelo já está disponível nas versões Performance Black e Launch Edition com carroceria SUV ou Sportback. O modelo varia de R$ 669.990 a R$ 711.990. Ele também pode ser adquirido por assinatura pelo Signature por R$ 15.050 mensal no plano de 36 meses.
O Q8 e-tron representa a primeira atualização da linha e-tron desde 2019, quando ocorreu o lançamento global do primeiro modelo totalmente elétrico da marca alemã. O modelo introduz no país o novo padrão global de nomenclatura da linha e-tron.
A partir de agora, os próximos lançamentos das linhas A e Q com número final par (A2, A4, A6, A8, Q2, Q4 e Q8) receberão a motorização elétrica, enquanto os modelos com dígito final ímpar (A1, A3, A5, A7, Q3, Q5 e Q7) seguirão com propulsor a combustão ou híbrido.
Outra novidade do modelo é a inauguração no Brasil da nova linguagem visual da marca, mais elegante e minimalista, que conta com logotipo bidimensional em tonalidade fosca e a identificação do modelo e versão situada de maneira discreta na coluna central com em preto brilhante.
As novidades estéticas incluem ainda os novos para-choques dianteiro e traseiro, grade frontal com linhas e um filete iluminado separando os faróis em LED Matrix. O modelo recebeu melhorias aerodinâmicas que otimizam o fluxo de ar que entra no veículo.
O Q8 e-tron utiliza uma nova bateria com célula química avançada, com capacidade aumentada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95kWh para 114kWh. A capacidade de carregamento, por sua vez, foi ampliada em 20kW, para 170kW, permitindo a recarga de 10% a 80% em apenas 31 minutos, em pontos de alta velocidade.
O modelo é equipado com dois propulsores elétricos que, juntos, geram 408 cavalos e 67,7kgfm de torque, aliado à tração integral quattro. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 5,6 segundos, com velocidade máxima de 200km/h (limitada eletronicamente). O condutor pode ainda escolher entre sete modos de condução pelo Audi Drive Select.
A cabine recebeu isolamento acústico aprimorado. Os bancos são em couro e tecido, com o volante e apoio de braço das portas em couro. Na versão Performance Black, as costuras são cinza claro com detalhes do painel em cinza escuro. Já na opção Launch Edition, as costuras são vermelhas, assim como as bordas dos cintos, com painel em fibra de carbono.
Entre os equipamentos de segurança, estão piloto automático adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência, câmera 360° com sistema Parking Assist Plus, faróis Matrix LED com setas dinâmicas e Audi Side Assist, composto por monitores de ponto cego, de tráfego reverso e exit warning (que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes).
A lista de itens de entretenimento e comodidade incluem ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto solar panorâmico, volante com regulagem elétrica.
A versão Launch Edition conta ainda com o Pacote Black Plus exterior, que agrega frisos externos em preto brilhante, logo em cinza escurecido, capa dos retrovisores em preto, grade Singleframe na cor do veículo, rodas de 22 polegadas com design exclusivo em cinza titânio, Audi Beam exclusivo “e-tron edition” e capacidade de carga 22kW no modo AC.
Entre os itens opcionais de ambas as versões estão Faróis Digitais Matrix LED, incluindo projeções e animações (R$ 25 mil) e retrovisores virtuais (R$ 15 mil). Já a capacidade de carga AC 22kW (R$ 16.500) é item opcional da Performance Black.
1/25