Após uma longa espera, a Kia finalmente apresenta o Rio no Brasil

O hatch compacto chega em duas opções para brigar com os “tubarões” do segmento

Nos últimos dois Salões do Automóvel de São Paulo, de 2016 e 2018, um dos destaques do estande da Kia era o Rio, o hatch compacto da marca sul-coreana. O modelo, que foi especulado por diversas vezes para desembarcar por aqui, mas sempre sem se concretizar, finalmente foi apresentado. O Rio acaba de ser confirmado e chega em duas versões. 

Importado do México, o hatch compacto conta com duas configurações no Brasil, a LX, por R$ 69.990, e a topo de linha EX, por R$ 78.990. Como todos os modelos da marca, ambas contam com cinco anos de garantia ou 100 mil quilômetros. 

O hatch esteve nos dois últimos Salão do Automóvel de São Paulo.

O Rio é esperado a tanto tempo no Brasil, que a geração que chega é a quarta do modelo. Como outros veículos da marca, o hatch conta com conjunto mecânico parecido com os da montadora irmã, a Hyundai. Para as duas versões, o motor será o 1.6 de 130/123 cavalos e 16kgfm de torque e câmbio automático de seis velocidades. 

O grande porém do Rio é exatamente o conjunto mecânico. Os principais concorrentes do modelo contam com motores turbo, inclusive o próprio primo. Recém apresentado, o HB20 conta, nas suas versões mais completas, com propulsor turbinado, assim como o Chevrolet Onix (o líder disparado do mercado) e o Volkswagen Polo. 

Interior com detalhes em couro na versão topo de linha.

Os outros dois principais concorrentes contam apenas com opções aspiradas, assim como o sul-coreano, mas os propulsores são bem mais fortes. Caso do Fiat Argo e o 1.8 de 139 cavalos e o Ford Ka e o 1.5 três cilindros de 137. 

Para justificar o alto valor, a Kia afirma que a lista de equipamentos é generosa. De série, o Rio conta com itens básicos, claro, como ar-condicionado, direção, vidros, travas e ajustes dos retrovisores elétricas e central multimídia com tela de sete polegadas e conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.

Kia Rio 2020.

Na parte da segurança, ele vem com controles de tração, estabilidade (esses dois obrigatórios por lei) e de frenagem em curvas, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de monitoramento de pressão dos pneus e acendimento automático dos faróis. 

A EX, acrescenta ar-condicionado digital e automático, bancos, volante e alavanca do câmbio em couro, piloto automático, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento e luz de circulação diurna em LED. No final das contas, os equipamentos são honestos, até básicos, para um veículo dessa faixa de preço.

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