Ao pegar a estrada no feriado, confira o aperto das rodas e o estado dos pneus
Torque excessivo ou insuficiente pode levar à soltura da roda, representando um sério risco para a segurança do veículo e de seus ocupantes
Na última semana, um vídeo de um capotamento, provocado por uma roda que se soltou de uma caminhonete causando um acidente – sem vítimas – em uma movimentada estrada em Los Angeles, nos Estados Unidos, viralizou.
Apesar da causa do desprendimento não ter sido esclarecida, o fato chamou a atenção para a importância de se realizar sempre com muito cuidado o correto aperto das rodas. Principalmente quando for pegar a estrada e dirigir em longos trechos, como é comum em feriados prolongados como este que está para começar.
Embora pareça simples, a troca de pneus em um automóvel exige que um procedimento seja seguido: instalação da roda e subsequente aperto dos parafusos. A chave de rodas que é fornecida junto com as ferramentas do veículo é projetada para permitir a aplicação de um torque suficiente para que o parafuso seja apertado de forma adequada.
“Se a força aplicada for muito superior ao torque necessário, pode ocorrer desde o rompimento do parafuso até a impossibilidade de soltar as rodas com uma chave tradicional no caso de um furo de um pneu. Se os parafusos não forem apertados o suficiente, eles podem se soltar ou até entortar, danificando a roda” alerta Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus.
Além de conferir o aperto das rodas, antes de pegar a estrada nesse feriado prolongado de Páscoa não deixe de verificar a calibragem (inclusive do estepe) bem como o alinhamento do conjunto roda, direção e suspensão, além do estado das válvulas e dos sulcos.