Adeus da lenda, Lamborghini apresenta o Aventador LP780-4 Ultimae
Após 10 anos de sucesso, o superesportivo italiano chega ao fim com uma versão final digna de colecionador
A Lamborghini apresenta o Aventador LP780-4 Ultimae. Nas palavras da própria marca, uma celebração do icônico superesportivo V12 em um modelo de produção final, concentrando os recursos mais puros de todas as edições do touro italiano em um final perfeito.
O Aventador Ultimae aproveita o desempenho do SVJ e intensifica a elegância sofisticada do S, convergindo design e dinamismo em uma peça de colecionador decisiva nas formas coupé e roadster. Ao todo, serão apenas 600 unidades disponíveis em quase todo o mundo. O porém é que ele não estará disponível em todos os mercados, o Brasil é um deles.
Como parte do nome indica, o Aventador LP780-4 Ultimae utiliza o consagrado motor “Longitudinale Posteriore” (LP) de 12 cilindros e 6,5 litros de insanos 780 cavalos, 40 a mais que o S e 10 sobre o SVJ e fortes 73,4kgfm de torque.
De acordo com a Lamborghini, o Ultimae junta toda a evolução dos dez anos do Aventador, incluindo o know-how do trem de força do SVJ, os avanços técnicos superesportivos e o luxo do modo S e a pureza do conceito original do superesportivo. Com isso, este é o “grand finale” do tradicional motor de combustão V12 e o Aventador definitivo em todos os sentidos.
O uso extensivo de fibra de carbono em toda a carroceria do Ultimae contribuem para seu peso seco de apenas 1.550kg. A versão coupé, pesando 25kg a menos que o Aventador S, oferece a mesma relação peso/potência que o SVJ a 1,98kg/CV acelerando de zero a 100km/h em míseros 2,8 segundos, com velocidade máxima de 355km/h.
Como todo bom superesportivo, o Aventador tem um poderoso conjunto de freios, auxiliados pelos sistemas VVT (Variable Valve Timing) e o VIS (Variable Intake System), que se utiliza do torque para otimizar as frenagens. Com isso, o italiano vai do 100km/h ao zero em apenas 30m. Completa o conjunto mecânico, a tração nas quatro rodas e transmissão automática de sete velocidades.
O design do LP780-4 adota um conceito de para-choque dianteiro específico para aumentar a carga aerodinâmica na frente, com desempenho longitudinal semelhante ao do SVJ. Oferecendo o desempenho aerodinâmico de última geração, o divisor dianteiro e a ‘boca’ aberta do Ultimae direcionam o fluxo de ar adicional para otimizar a eficiência aerodinâmica e o resfriamento do motor e do radiador.
Os dutos de ar do para-choque dianteiro e a entrada de resfriamento lateral reduzem a interferência aerodinâmica dos pneus e otimizam o fluxo de esteira para o radiador, com o para-choque traseiro leve do Ultimae completando o exterior dinâmico e celebrando a herança orientada para a pista do SVJ.
Os modos de direção do Aventador Ultimae permitem que o piloto selecione não apenas as opções dinâmicas Strada, Sport e Corsa, mas no modo EGO escolha seus próprios parâmetros para a configuração ideal da suspensão ativa LMS, controles de tração (motor, caixa de velocidades e tração nas quatro rodas) e bem como a direção.
O LP780-4 celebra as complexas e elegantes linhas de superfícies do Aventador, com o culminar do legado de design V12 da Lamborghini. Em homenagem ao desempenho de referência do SVJ e à elegância superesportiva eterna do modelo S.
O Ultimae oferece uma representação refinada, porém dinâmica, elegante e distinta do último Aventador. A silhueta, limpa e livre, é um contorno tão reconhecível e atemporal quanto outros clássicos V12 da Lamborghini, como Countach, Diablo e Murciélago.
Por dentro, os bancos esportivos foram inspirados no Aventador S, com o nome “Ultimae” bordado no assento, enquanto a área do painel leva o número de referência da versão, sendo 250 para o roadster e 350 para o coupé.
1/21