À brasileira! Renault apresenta o Kardian, SUV desenvolvido no Brasil
O modelo global chega para atender mercados fora da Europa e, por aqui, brigará com Volks Ninus e Fiat Pulse
Rio de Janeiro (RJ) – Há 25 anos a Renault desembarcou no Brasil. O primeiro modelo da marca a ser vendido por aqui foi o Megane, vindo direto da França. A montadora já comercializou diversos modelos desenvolvidos nos mais variados mercados, desde o francês – seu país de origem –, até pelo romeno, com Sandero e Duster, russo com o Fluence e indiano com o Kwid.
De certa forma, a Oroch é uma ideia brasileira, mas não totalmente, já que a picape é oriunda do utilitário Duster, desenvolvido pela divisão romena da marca, a Dacia. Agora, a francesa apresenta um veículo autenticamente brasileiro, criado pela Renault do Brasil, o Kardian, e pensado para ser um modelo global, que atenderá outros países fora da Europa.
O mais novo SUV da francesa acaba de ser apresentado mundialmente no Rio de Janeiro. Ainda sem uma data específica de lançamento oficial, espera-se que ele esteja disponível nas lojas da marca pelo Brasil em março de 2024, quando as versões e, mais importante, o preço, deverá ser revelado.
Ao contrário de lançamentos anteriores, com o Kardian, a Renault não ficará atrás da concorrência em nada, pelo contrário, em alguns aspectos, ele será superior, mostrando que o modelo tem tudo para ser o carro-chefe francesa por aqui.
Como já adiantado pela própria montadora em teasers, o Kardian será um SUV supercompacto com 4.119mm de comprimento, 1.773mm de largura, 1.544mm de altura e 2.604 de entre-eixos. Ele ainda apresenta 209mm de altura do solo, 20º de ângulo de ataque e 36º de saída e 410 litros de espaço no porta-malas.
Na parte visual, o Kardian conta com uma silhueta compacta, com traços característicos de SUVs facilmente identificados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo ao modelo.
Como já visto no elétrico Megane E-Tech, o Kardia também conta com o novo logo da francesa, o “Nouvel’R” e ele será o primeiro modelo da marca produzido no Brasil a contar com a novidade. Ao menos nas versões topo de linha, o SUV contará com rodas de 17 polegadas e conjunto óptico full LED.
No interior, os destaques ficam pelo console central, que tem um porta-objetos de oito litros de capacidade, além dele, o SUV tem outros nichos que, somados, têm 26 litros. Nele fica a moderna alavanca de câmbio tipo joystick, batizada de “e-shifter” e, assim como o freio de estacionamento, é eletrônico.
Além disso, o painel de instrumentos será digital, com uma tela de sete polegadas e ele contará também com iluminação ambiente com oito cores. A central multimídia de oito polegadas é completamente nova. De estilo semi-flutuante, ela conta com conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem fio
O Kardian será o primeiro modelo da marca produzido no Brasil a contar com sistema ADAS com dispositivos de auxílio ao motorista, como monitoramento de ponto cego, câmera 360º, piloto automático adaptativo, alertas de distância segura e colisão frontal e frenagem ativa de emergência. Ele ainda vem com auxiliar de partida em rampa, seis airbags, limitador de velocidade e controles de tração e estabilidade.
Na parte da comodidade, destaque para o ar-condicionado digital, as telas digitais, quatro portas USB sendo duas voltadas para o banco traseiro, carregador por indução, chave presencial, partida por botão e três modos de condução (Eco, Sport e MySense).
O conjunto mecânico do Kardian também é completamente inédito. O SUV inaugura o motor 1.0 turbo da marca no Brasil. O propulsor gera 125 cavalos e 22,4kgfm de torque e está alinhado a, também inédita, transmissão automatizada de dupla embreagem de seis velocidades, sistema Start&Stop e direção elétrica.
1/28
*Viagem a convite da Renault