México autoriza uso emergencial de vacina desprezada pela Anvisa

Imunizante foi aprovado com unanimidade pelo órgão de certificação de medicamentos e vacinas

O México, por meio do Comitê de Novas Moléculas (CMN), autorizou  nesta terça-feira (6) o uso emergencial da vacina indiana Covaxin, desenvolvida pelo laboratório Bharat Biotech.

O imunizante foi unanimemente aprovado pelos integrantes da Comissão de Autorização Sanitária da Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (COFEPRIS). A vacina atendeu aos requisitos de qualidade, segurança e eficácia, segundo o órgão.

No último dia 30, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou a certificação de boas práticas à Bharat Biotech e a importação da vacina. Este passo é fundamental para a importação do imunizante. O veto à empresa também foi unânime no Brasil.

Para Alex Machado Campos, diretor-relator do processo de aquisição do imunizante na Anvisa, o laboratório indiano não apresentou documentos que comprovassem a eficácia da vacina e também apontou problemas sobre o prazo de validade que não foi especificado pela Bharat.

No México, o ministro de Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, comemorou a autorização em sua conta no Twitter. “Decisão muito oportuna da COFEPRIS de autorizar o uso emergencial da vacina COVAXIN fabricada na Índia. As opções de vacinação contra COVID-19 no México estão se expandindo!!!”.