Cláudio Humberto
Coluna CH / 20 de dezembro

Têm maioria bolsonarista os Estados que Lula não quis visitar em 2023

acessibilidade:
Presidente Lula e a primeira-dama Janja (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Com apenas 11 dias para terminar o ano e com tempo de sobra para agendas internacionais, o presidente Lula, não deu as caras em oito estados: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina. Desta lista, Lula levou a pior na maioria dos estados no segundo turno. Venceu só em AL (58,68%), TO (51,36%) e ganhou raspando em MG, com diferença de apenas 0,4% (50,2%). Em RO e AC, Bolsonaro levou mais de 70% dos votos.

Faltou pouco

A lista de estados ignorados só não é maior porque Lula, pela primeira vez, na sexta (15), foi ao Espírito Santo, e ao Amapá na segunda (18).

Estrela ignorada

Lula também ignorou uma das estrelas do agronegócio, Goiás. O estado também teve maioria votante em Jair Bolsonaro, 58,71%.

Sem remarcação

Lula levaria apenas 13 minutos de voo entre Brasília/Goiânia. Em junho, a agenda de Lula no estado foi cancelada sob desculpa de mau tempo.

Adora a monarquia

Lula esteve mais vezes visitando o xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum (Emirados Árabes) do que em 22 dos estados brasileiros.

O terrorista Cesare Battisti recebeu indulto presidencial de Lula

Lula nega perdão a presos do 8/jan, mas indultou terrorista Battisti

Em sua cruzada contra a metade do País que votou em Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) se negou a incluir os presos pelos atos de vandalismo do 8 de janeiro do decreto de indulto natalino, afastando-se cada vez mais da expectativa de liderar a pacificação dos brasileiros. Governa só para quem votou nele e, mesmo estes, a cada dia avaliam mal a sua gestão, como mostram pesquisas de avaliação, como a divulgada pelo Paraná Pesquisas ontem. Em recente evento de radicais em Bruxelas, chamou eleitores de direita de “neofascistas”. E disse que “essa gente (...) tem que ser extirpada”.

Continua o mesmo

Hoje tomado pelo desejo de vingança, Lula foi o mesmo que indultou o terrorista fugitivo Cesar Battisti, assassino cruel de 4 inocentes na Itália.

Apego ao Hamas

Também se negou a condenar terroristas do Hamas que assassinaram 1.300 civis (inclusive brasileiros) em Israel, país amigo e democrático.

Projeção do ódio

Lula não reavaliou sua simpatia pelo Hamas nem quando se confirmou que os terroristas arrancaram a facadas bebês do ventre de mães judias.

Poder sem Pudor

Defunto não reclama

Moura Cavalcanti era governador de Pernambuco quando um jovem parente de quem não gostava concluiu Medicina. Ele comentou com o secretário de Planejamento, Luiz Otávio: “Já sei o que vai acontecer. Este garoto não tem consultório e vou ter que acabar nomeando-o para algum lugar no governo do Estado.” O secretário ponderou: “Há um jeito de amenizar o problema...” Cavalcanti ficou animado: “Qual?” O homem exercitou a maldade: “O senhor pode nomeá-lo médico legista. Pelo menos os pacientes não vão reclamar.”

Semipresidencialismo

Se no Planalto se diz que selou Lula com o Supremo Tribunal Federal (STF) um “governo compartilhado”, na Corte prospera o conceito, afirmam assessores qualificados, de “semipresidencialismo” com o Legislativo no papel decorativo. Não tem o menor perigo de dar certo.

Danilo é favorito

O relator da LDO, Danilo Forte (União-CE), deu um banho no governo sepultando as manobras do Planalto para retomar o controle da liberação de recursos, incluindo emendas parlamentares. A aprovação da LDO reforça o favoritismo do deputado à sucessão de Arthur Lira (PP-AL).

Censura à espreita

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) denuncia que periga a votação, a toque de caixa, do projeto conhecido popularmente como PL da Censura: “estaremos no plenário até o último dia de atividade para impedir.”

Revisão adiada

A revisão do Novo Ensino Médio foi empurrada para 2024 após o relator na Câmara, deputado Mendonça Filho (União-PE), reunir-se com Camilo Santana (Educação). O deputado atendeu apelo do ministro.

Frase do dia

“É uma asneira sem tamanho”

Rosângela Moro (União-PR) sobre Janja dizer que Elon Musk enriqueceu às custas dela

Mais barata não é barata

Tá com pinta de conto do vigário o alardeado acordo para baratear passagens aéreas. Os bilhetes, que de baratos não têm nada, vão custar mais da metade de um salário-mínimo o trecho, entre R$699 e R$799.

Melhor nem ir

Levantamento do Paraná Pesquisas indica que Porto Velho é a capital que mais reprova o desempenho do presidente Lula. Rondônia é um dos Estados que o petista ignorou, evitando visitá-lo ao longo de 2023.

Cappelli na vitrine

Gera desconfiança no PT o Ministério da Justiça ter escalado Ricardo Cappelli para ser o porta-voz do app para bloquear celulares. Foi visto como jogada para cacifar o ex-jornalista à sucessão de Flávio Dino.

É golpe!

Desta vez foi a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) a vítima de criminosos que usam fotos e se passam por outra pessoa para pedirem dinheiro. A parlamentar fez o alerta: é golpe!

Pergunta na Itália

O terrorista confesso Cesare Battisti, que ganhou indulto de Lula, é menos criminoso do que os idosos e enfermos presos pelo 8 de janeiro?

Reportar Erro