Cláudio Humberto
PODER, POLÍTICA E BASTIDORES
Com Tiago Vasconcelos e Rodrigo VilelaNova no Líder do governo no Senado, Teresa Leitão nunca despachou com Lula

Sobra ceticismo na base apoiadora de Lula quanto a eventual sucesso de Teresa Leitão (PT-PE) como líder do governo no Senado. Desde que iniciou o terceiro mandato, Lula nunca recebeu a senadora pernambucana para um despacho privado. Nem o convite à senadora foi de forma presencial. O anúncio, muito menos. A assessoria de Lula só passou o informativo via rede social, enquanto o petista nem mesmo estava em Brasília. Teresa substitui Jaques Wagner (PT-BA) no posto.
Pressão baixa
Teresa não tem grande experiência no Senado, está em seu primeiro mandato e aliados sempre criticam a apatia da parlamentar.
Não estou
O desprezo de Lula não é exclusividade da pernambucana. O petista não despacha com senadores ou deputados desde o ano passado.
E só
Foram dois os senadores com mais despachos privados com Lula: Wagner e Rodrigo Pacheco (PSB), ex-presidente roda presa da Casa.
Rolo Master
Jaques Wagner estava na liderança desde o início do Lula 3, caiu após batida da polícia em operação contra falcatruas do Banco Master.
Senadora Teresa Leitão (PT-PE) é nova líder do governo de Lula (PT), no Senado. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Cai número de celulares devolvidos após roubo
Não vai muito além de factoide em ano eleitoral a segunda fase do tal “Celular Seguro”, programa que Lula diz coibir roubo e furto de aparelhos telefônicos. A última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2025) mostra que foi na gestão de Jair Bolsonaro, em 2020, o ano com menor número de ocorrências de roubo e furto de celulares. Naquele ano, quando nem mesmo existia o tal programa, foram, ao todo 825.923 ocorrências. Em 2024, primeiro ano do “Celular Seguro”, 850.804 casos.
Menos devoluções
O anuário registra ainda queda de 8,9%, entre 2023 e 2024, no número de aparelhos recuperados e devolvidos aos donos.
Nada resolve
O estado com pior relação entre aparelhos roubados x aparelhos devolvidos é o Pará, que tem programa de recuperação de smartphone.
Fluxo do crime
A compra de aparelhos furtados pelo brasileiro comum é o fim do ciclo do crime, que antes usa para extorsões, revenda de peças e exportação.
Poder sem Pudor
Era uma vez Pió
Campina Grande (PB) também vivia sob a lei marcial da Revolução de 1932 quando certa madrugada o vereador Zé Pió retornava de uma farra, em pleno blecaute, e foi interceptado por um sentinela: “Alto lá!”. Zé Pió não percebeu que a advertência era para ele e continuou a andar, tateando a escuridão. O milico engatilhou o fuzil: “Quem vem lá? Fale ou leva fogo!”. Gritou o vereador: “É Pió! Não atira que é Pió!”. Pior para ele. O soldado achou que era uma provocação e mandou bala.
Bumbo
O governo Lula (PT) fez alarde para anunciar que o Sistema Único de Saúde começou a “distribuir canetas emagrecedoras”. Na verdade, é um estudo limitado a 250 pacientes, todos com obesidade mórbida ou grave.
Sem padrão
Raio-X do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mapeou estados com iniciativas para recuperar celulares roubados ou furtados: 13 estados têm programas; seis têm programas isolados e outros oito não têm nada.
Petista Master
Sobraram sorrisos amarelos no ato político com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na sexta (26). É que Jaques Wagner, alvo de batida da Polícia Federal sobre o rolo do Banco Master, estava no palco.
Cadê o dinheiro?
O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) chamou Lula de picareta e o desmentiu sobre ter recusado R$24 bilhões para obras, “onde estão esses R$24 bilhões? Eu saio daqui agora e vou pra Brasília”.
Já tem tempo
Liquidada pelo Banco Central, a Sefer Investimentos foi alvo da Operação Fundos Fake, deflagrada em 2020 pela Polícia Federal, que investigou também o Banco Máxima, nome anterior do... Banco Master.
Puxa a ficha
Com R$430 milhões a receber, a Sefer Investimentos também era uma das principais credoras do Grupo Fictor, aquele que tentou comprar o Banco Master e acabou pedindo recuperação judicial no início do ano.
Endireitou
Nos EUA, 13 democratas liderados pelo deputado Tom Suozzi romperam com os socialistas do partido e assinaram o compromisso "Promessa à América", apoiando fronteiras fortes, capitalismo e patriotismo.
Candidaturas fake
O deputado Rodrigo Valadares (PL-SE) acusa a esquerda de usar estratégia suja na eleição: “promover falsas candidaturas de direita para minar quem realmente tem compromisso de combater o sistema”.
Pensando bem...
...tem líder sem despacho e teve líder despachado.