Cláudio Humberto
Coluna CH / 19 de novembro

Ministras são as que menos recebem parlamentares

acessibilidade:
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou a tragédia no Rio Grande do Sul para exaltar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pedir votos na rede social X.

Dados oficiais divulgados pelo sistema e-Agendas, do próprio governo, mostram que as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) são as que menos receberam parlamentares em seus gabinetes em mais de 300 dias de governo. Entre um voo e outro em jatinhos da FAB, a ministra deslumbrada Anielle recebeu parlamentares por 31 vezes desde sua posse, contra 458 recebidos, por Jader Filho (Cidades), por exemplo.

Articulação prejudicada

Receber parlamentares são tarefa básica de ministros, para ajudar na articulação política do governo. Cida recebeu 23 e Guajajara só 21.

Recebedor profissional

Alexandre Padilha que toca as Relações Institucionais do governo, foi quem mais fez reuniões, 741; 622 com deputados e 119 com senadores.

Prestígio ao Congresso

Um dos campeões no prestígio a parlamentares, ministro Jader Filho recebeu 408 deputados federais e 50 senadores.

Mais que 24 ministérios

O endinheirado Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi mais visitado que 24 ministérios: 274 parlamentares no total.

Luciene Farias foi recebida em gabinetes dos ministérios dos Direitos Humanos e da Justiça do governo de Lula (Fotos: Instagram/associacaoliberdadedoam)

Quem turbinou hacker desdenha da ‘dama do tráfico’

“Ministros do STF”, segundo jornalões simpáticos ao governo Lula (PT), sem identificar autoria, dizem ser “bobagem” o fato de a “dama do tráfico” se reunir com o staff de Flávio Dino no prédio do Ministério da Justiça (e Segurança Pública!). Se isso procede, os ministros precisam rever seus critérios de avaliação: afinal, eles deram credibilidade a estelionatário Water Delgatti, que disse ter ido ao Ministério da Defesa, no governo de Bolsonaro, para reuniões com objetivo de tramar contra a urna eletrônica.

Excitando fantasias

O ministro José Múcio (Defesa) mandou investigar a “visita” do hacker, que excitou fantasias na Justiça. Era mentira: nunca esteve no prédio.

Visitas documentadas

Ao contrário de Delgatti, a “dama do tráfico” divulgou nas redes sociais fotos de suas visitas ao Ministério da Justiça (e Segurança Pública!).

Ora, é só ‘bobagem’

Além das reuniões na pasta de Dino, a “dama do tráfico” teve despesas bancadas pelo Ministério de Direitos Humanos para seu rolê em Brasília.

Poder sem Pudor

Perdido em dia de mudança

Ex-vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman foi empossado ministro dos Transportes de Itamar Franco, no Planalto, mas não tinha carro oficial que o levasse ao ministério. Virou para o ministro da Marinha, Ivan Serpa: “O sr. daria transporte para o ministro dos Transportes que está sem carro?” Já no carro, lembrou de outro pequeno detalhe: “Por gentileza, o sr. sabe onde fica o Ministério dos Transportes?” Foi salvo pelo motorista, que conhecia o caminho.

Novo programa

Revelado que o governo Lula torrou R$6 mil pelo tour em Brasília da “dama do tráfico”, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sugeriu um novo “programa social”, é o “Meu crime, minha vida”.

Freio com ABS

Ao defender sua PEC que estabelece mandato para ministros do STF, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) avalia que sua proposta é um freio no STF. “E se isso não é um freio, pelo menos é o começo de um freio”.

Resultado previsível

Deltan Dallagnol registrou nas redes sociais a denúncia do partido Novo à Comissão de Ética da Presidência dos assessores de Flávio Dino que “ocultaram das agendas os encontros com a dama do tráfico”.

Não, mas sim

Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) tem insistido que “não há pedido de filiação” algum do senador e conterrâneo Cid Gomes, de saída do PDT. Mas “quando houver, será analisado”.

Frase do dia

“Esquerda recebe integrante de facção e você paga a conta”

Nikolas Ferreira (PL-MG) ao descobrir quem bancou a viagem da “dama do tráfico”

Carimbo vermelho

A “omissão e silêncio cúmplice” do governo Lula (PT) sobre os planos do ditador Nicolás Maduro de anexar uma parte da Guiana, país aliado do Brasil, é “padrão PT”, classificou o senador Rogério Marinho (PL-RN).

Toffoli, 56

Amigos se reúnem neste domingo em São Paulo para festejar o aniversário do ministro Dias Toffoli, do STF, ocorrido no dia 15. O local será o mesmo do ano passado, um bar charmoso no centro da capital.

Ajuste de mercado

O corretor de imóveis Pablo Farias explicou em seu influente canal no Youtube, dedicado a brasileiros, que os imóveis na Florida devem sofrer ajuste, até para baixo, após a alta provocada pela invasão de americanos fugindo de estados governados pelo Democratas, de Joe Biden.

Além da dança

Segundo pesquisa do Pew Research Center, nos EUA mais de 32% dos adultos abaixo dos 30 anos consomem notícias regularmente pelo “aplicativo de dancinhas” TikTok. Na população geral a média é de 14%.

Pensando bem...

...‘verificadores’ não frequentam perfis do governo nas redes para não ter muito trabalho.

Reportar Erro