Ministra-problema do Turismo pode cair após deixar o partido
O União Brasil, com um pé dentro e outro fora do governo, avisou a Lula que não abre mão do Ministério do Turismo, ocupado por Daniela Carneiro. Ela é filiada ao partido, mas com outros cinco deputados pediu à Justiça o “direito” de ignorar a lei da fidelidade partidária e mudar de sigla sem perda de mandato. Daniela foi nomeada após negociação com o partido, o marido Wagner Carneiro e a bancada do Rio. A Justiça Eleitoral tem decidido, nesses casos, que o mandato pertence ao partido.
Apoio caro
Lula tem dívida com “Waguinho”, de Belford Roxo, de alegadas ligações a milicianos, único prefeito da baixada fluminense que o apoiou em 2022.
Gula
Waguinho rompeu com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Luciano Bivar quer cargos de Castro e rifou Waguinho no Estado.
Destino
A tropa de Daniela deve seguir Waguinho e se filiar ao Republicanos, o que agrada o Planalto. O partido se declara independente.
Não ouve ninguém
No União, sobram reclamações contra Bivar. Há rebeliões nos diretórios do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco.
Janja ignora que imposto é pago pelo consumidor
Referência do nível de esquerda que chegou ao poder, a primeira-dama e ativista Janja não faz ideia de como funciona a economia. Durante o voo de ida para a China, ela respondeu no Twitter às críticas sobre a taxação de produtos de pequeno valor adquiridos por brasileiros de baixa renda em sites chineses, afirmando que o imposto só será cobrado das empresas e não do consumidor. Ela desconhece uma regra rudimentar: o imposto é incorporado ao valor do produto, paga quem o consome.
Vala-nos, Deus
De acordo com a concepção torta da pessoa mais influente do governo Lula, “a taxação é para as empresas e não para o consumidor”.
Na conta de Haddad
Pior é que, no post, Janja atribuiu a “explicação” a Fernando Haddad. Se isso é verdade, o ministro da Fazenda também não sabe o que diz.
É verdade eçe bilete
Em seu texto sem revisão de redator a bordo do Airbus, a “socióloga” de nível superior sentencia: “total errada essa matéria”.
Poder sem Pudor
Liberação rápida de verba
Nilo Coelho chefiava o governo de Pernambuco e era grave a crise na Casa de Detenção. Não havia dinheiro nem para alimentar os presos. Ligou para Joel Hollanda, responsável pela liberação da verba, que tentou argumentar: “O senhor sabe, governador, a situação do Estado é difícil...” Coelho fuzilou: “Qual é o endereço da sua casa?” Hollanda informou, sem saber direito o porquê o pedido, até ouvir: “Então, se prepare: amanhã, 800 presos vão almoçar lá!” E desligou. No dia seguinte, a verba estava liberada.
Desfazendo o L
A notícia de que compras de até 50 dólares (R$250) serão taxadas colocou o governo Lula entre mais comentados do Twitter. A hashtag “Desfazendo o L” chegou ao topo do ranking nesta quarta-feira (12).
Sem teste, nada feito
O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja fizeram novo teste de covid para serem recebidos pelo chinês X Jinping, nesta quinta (13). Ano passado, o presidente de Hong Kong foi barrado por conta do vírus.
Blocos de interesses
O “super blocão” de 173 deputados reforça a liderança de Arthur Lira, mas não será monolítico. Afinal, PDT (17 deputados) e PSB (14), por exemplo, serão mais obedientes a Lula, assim como a maior parte dos integrantes do bloco dos 142 (MDB, PSD, Republicanos) seguirão Lira.
Dormindo com o inimigo
A diplomacia brasileira acompanha com lupa a agenda de Lula na China. O presidente visita a sede da Huawei, companhia chinesa banida dos Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial do Brasil.
Frase do dia
“O ‘pai dos pobres’ gosta de viver como um faraó”
Deputado Junio Amaral (PL-MG) após os novos gastos com móveis do governo Lula
Polícia neles
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ontem à Rádio Bandeirantes que no Distrito Federal não haverá tolerância a invasões de propriedades rurais, como ameaçam os criminosos amigos do alheio.
Twitter Inc. morreu
A Twitter Inc., comprada pelo inovador empresário Elon Musk, foi extinta oficialmente. Segundo documentos protocolados na Justiça da California, a empresa agora integra a X Corp, futuro “aplicativo de tudo” de Musk.
Terá quarentena?
Um dia após se aposentar do STF, Ricardo Lewandowski já sabe o que vai fazer: advogar. Ele já recebeu das mãos de Beto Simonetti, presidente da OAB, a carteirinha que o autoriza a exercer a profissão.
Explica aí
A Comissão de Comunicação da Câmara aprovou pedido de explicação sobre encontro do ministro da Comunicação, Juscelino Filho, e da primeira-dama Janja com influenciadores. O pedido é de Nikolas Ferreira (PL-MG) que quer saber quanto tudo custou e o critério para os convites.
Pensando bem...
...nem na Câmara PT e PSB estão do mesmo lado.