Cláudio Humberto
Coluna CH / 23 de julho

Cai diferença entre Lula e Bolsonaro, na média da semana

acessibilidade:
Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Flickr/PR/Instituto Lula

Após novas pesquisas eleitorais realizadas nos Estados e divulgadas esta semana, o candidato do PT a presidente Lula tem 41,1% das intenções de votos, contra 33,4% do presidente Jair Bolsonaro (PL) na média ponderada da Potencial Inteligência realizada para o Diário do Poder, que considera as intenções de voto para presidente apuradas em 25 levantamentos. Os dois se aproximaram desde o último levantamento: Lula perdeu 0,6 ponto e Bolsonaro ganhou 1,2 ponto, durante a semana.

Encurtou

A diferença de 7,7 pontos na média ponderada da Potencial Inteligência é a menor desde o início do estudo, no final de junho.

Acompanhamento

A Análise Potencial de Intenção de Voto da Potencial leva em conta mais de 37 mil entrevistas realizadas em mil municípios, até sexta-feira (22).

Sem mudança

O candidato do PDT Ciro Gomes tem 7,2% dos votos, diz a Potencial. Foi superado esta semana por brancos e nulos, que são 7,4%.

Fim da fila

A senadora Simone Tebet, candidata não-oficial do MDB, PSDB e Cidadania, continua estacionada no 1,8% há três semanas.

Apesar dos relatos, o Banco Central, responsável pela implementação e pela gestão do Pix, negou qualquer problema

Lobby de grandes bancos declara guerra ao pix

O Banco Central precisa zelar e proteger o pix, uma de suas melhores criações, que entrou para a rotina de mais de 51 milhões de brasileiros. É que agora os grandes bancos passaram a contar a lorota de que o pix lhes dá “prejuízo”, que é como chamam o que deixaram de faturar com TED até a absurdos 20 reais por transferência. O que está por trás dessa conversa mole é o lobby dos bancões para taxar as operações de pix.

Direito de explorar

Bancos físicos adoraram o pix porque os nivelou aos bancos digitais, que não cobram taxas. Agora querem de volta o “direito” de explorar clientes.

Boicote que prejudica

Alguns bancos físicos têm dificultado o pix, demorando tanto quanto o velho DOC ou simplesmente abortando transferências.

Digitais viraram alvo

Há queixas de que até transferências de pix de mesma titularidade têm deixado de ser feitas para bancos digitais.

Poder sem Pudor

Piada de tucano

Ao ser informado por um assessor que o então ministro de FHC José Serra estava a caminho do plenário, o saudoso deputado tucano Alberto Goldman (SP) deu de ombros. “Do jeito que a coisa está, prefiro ir para ali”, disse, apontado um grupo de petistas ilustres, como Paulo Delgado (MG). Aproximou-se dos parlamentares e afirmou, às gargalhadas: “Quero treinar para ser da base de sustentação do governo do PT!” Goldman depois virou vice do governador José Serra, em São Paulo.

O fim está próximo

O presidente da Câmara, deputado Arhur Lira (PP-AL), voltou a confirmar votação na primeira semana de agosto a ampliação do “rol taxativo” de procedimentos dos planos de saúde, limitados pela “agência reguladora” ANS, em prejuízo dos cidadãos que lhes pagam os altos salários.

Impunidade ampliada

O noticiário indica que, se eleito, Lula pretende alterar a lei de combate ao tráfico de drogas para “reduzir o encarceramento”. O ex-presidiário não mencionou alterações na lei anticorrupção. Ainda.

Sem maldade

A deputada Janaína Paschoal (PRTB-SP) disse esperar que Bolsonaro “não atrapalhe” sua pré-candidatura a senadora. Ela enfrentará o ex-ministro Marcos Pontes (PL), o preferido dos bolsonaristas.

Oxímoro no PT

A ex-presidente impichada Dilma não gostou nada de ser elogiada pelo seu vice Michel Temer, que chamou a petista de honesta. Deve ser porque o emedebista também lembrou que impeachment não é golpe.

Frase do dia

Lançar o [ex-]ministro é maldade do presidente

Deputada Janaina Paschoal sobre Marcos Pontes, seu rival na disputa pelo Senado

Censura é bom negócio

A Meta, dona do Facebook, anunciou mais US$150 milhões (R$825 milhões) para seu “Conselho de Supervisão”, aquele que decidiu banir, entre muitos outros, o então presidente Donald Trump da rede social.

Soares no cargo

Há 46 anos, então primeiro-ministro de Portugal, Mário Soares tomava posse do cargo, após a Revolução dos Cravos. O socialista foi primeiro-ministro português por duas vezes, além de presidente do país.

Reação

Pesquisa Axios aponta que a audiência dos principais canais de notícias está em queda aguda. Até o engajamento com matérias jornalísticas nas redes sociais despencou 50% entre o primeiro semestre de 2021 e 2022.

Treta interna

Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi causa constrangimento para o presidente Joe Biden, colega de partido Democrata: ela anunciou visita a Taiwan e o governo, com medo da China, avisou que é má ideia.

Pensando bem...

...achar ruim o combustível mais barato é como torcer para a Argentina na Copa.

Reportar Erro