Cláudio Humberto
Coluna CH/7 de junho

99% rejeitam PEC que ameaça diplomacia brasileira

acessibilidade:
Rodrigo Pacheco (E) e Davi ALcolumbre (D)(Foto: Agência Senado).

Enquete no site e-Cidadania do Senado aponta que 99% dos votantes são contrários a uma proposta de emenda marota de Davi Alcolumbre (União-AP) permitindo que parlamentares sejam dispensados de renunciar ao mandato para assumir cargos de embaixador. A PEC nº 34 só recebeu apoio de 16 dos 1.527 participantes da enquete, até esta segunda (6).  É sonho de consumo de políticos oportunistas. Acham que chefiar embaixada é como garantir uma temporada de “dolce far-niente”.

Medida protetiva

O que a PEC 34 tenta remover funciona como medida protetiva dos postos diplomáticos contra gente desqualificada, sem a devida formação.

Hierarquia ferida

Também corre risco a hierarquia, valor essencial na carreira diplomática. Políticos como embaixadores tendem a resistir a voz de comando.

Olha o nível

Ao impor renúncia do mandato, o legislador teve a intenção de evitar que políticos do nível de Alcolumbre assumissem a chefia de embaixadas.

Precisa ralar

Embaixador rala muito, durante anos, em uma carreira que inicia com um concurso público disputadíssimo, para ingresso no Instituto Rio Branco.

Carteira de Trabalho - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Geração de emprego deve superar 1º governo Dilma

O resultado da geração de quase 800 mil empregos formais de janeiro a abril fez o governo Bolsonaro atingir marca de 3,95 milhões de vagas com carteira assinada desde a posse, se aproximando do total gerado no primeiro governo Dilma. A expectativa é de manter o ritmo atual e fechar o mandato com mais de 5 milhões de vagas abertas. Em quatro anos completos, o governo da petista criou 4,76 milhões de empregos.

Início da queda

Em abril de 2014, o governo Dilma somava 4,82 milhões de vagas, mas chegou ao fim do ano com número menor, apesar da Copa do Mundo.

Tendência de alta

Em situação oposta, o mercado atual segue em alta com 2,6 milhões de empregos com carteira assinada criados nos últimos 12 meses.

Apesar da pandemia

Se mantiver a criação média observada desde maio de 2021, o Brasil chegará em dezembro com 5,85 milhões de vagas criadas em 4 anos.

Poder sem Pudor

Só com retrato

Um vereador de Araci, no norte baiano, foi ao jornal Tribuna da Bahia pedir para divulgar uma notícia importante: o ministro do Interior da época, Mário Andreazza, havia liberado recursos para o saneamento da cidade. Trazia até a foto que registrara o encontro, mas havia um problema: só aparecia metade do rosto de Andreazza. “Não dá para publicar”, informou o jornalista que o recebeu, ou talvez sem foto. O vereador perdeu o interesse: “No interior, notícia sem retrato é mentira.”

Modelo de privatização

De acordo com documentos entregues à Comissão de Valores Mobiliários, a privatização da Eletrobras se caracterizará pela redução da participação do Estado de 72% para 45%, perdendo o controle acionário.

Vale a pena?

Quem usou o Fundo de Garantia para comprar ações na privatização da Vale viu seu dinheiro crescer 24 vezes que o FGTS e dez vezes mais que a poupança. No caso da Petrobras, a aplicação valorizou 3.200%.

26 meses

O alarde de coronalovers sobre a alta de casos de covid se explica pelo sucesso da vacinação e enfraquecimento do vírus. Segundo o Conass, a média de mortes é de 75, a menor desde 7 de abril de 2020.

Alô, xerife

Ao criticar o governo, o petista Renato Simões afirmou que o presidente Bolsonaro “distribui armas”. Isso nunca aconteceu. É mentira que pode influenciar o eleitor, como classificou o ministro Alexandre de Moraes?

Frase do dia

A Justiça brasileira é hoje a injustiça institucionalizada

Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato e pré-candidato a deputado federal

Vacina no braço

O Distrito Federal é um dos líderes de vacinação contra covid e outras doenças. Pesquisa Logcomex revela que vacinas da medicina humana foi o produto mais importado pelo DF: US$487 milhões no 1º trimestre.

Faca na bota

O partido PCO, incluído por Alexandre de Moraes no inquérito das fake news, avisa: “defendemos a total e irrestrita liberdade de expressão e opinião, sejam para quem for, inclusive é o que consta na Constituição”.

Concentração

A rodada de concessão de aeroportos à iniciativa privada, aprovada pela Anac, vai leiloar 15 aeroportos, em três blocos. Mas a agência reguladora diz que um mesmo comprador pode levar os três.

Zona colorida

O Senado deve aprovar, esta semana, a campanha “junho verde”, para alertar sobre o meio-ambiente. Junho já é vermelho, para a doação de sangue, e laranja, para a “conscientização sobre anemia e leucemia”.

Pensando bem...

...o bom desempenho da economia tem feito analistas errarem tanto que estão cada vez mais parecidos com institutos de pesquisa.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.