Lobby contra a energia solar reúne os poderosos do setor de energia

Carteira de clientes de consultoria controlada pelo banco BTG Pactual inclui 13 distribuidoras e a Abradee, entidade hostil à energia solar limpa e barata

É liderada por distribuidoras a pressão contra a energia solar, que é limpa, e em favor da energia suja e cara das termoelétricas. Estão a serviço do grupo gigantes como a “consultoria PSR”, controlada pelo banco BTG Pactual, cuja carteira de clientes inclui 13 distribuidoras e a Abradee, entidade hostil à energia solar limpa e barata. O lobby bilionário quer acabar com o sistema de compensação, previsto na Geração Distribuída, quer reduz em até 90% o valor da conta mensal de luz. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na pressão estão entidades de suposta defesa dos consumidores, como Idec, e consumidores de energia, Anace (ligada à Comerc) e Abrace.

Até uma certa Confederação dos Conselhos de Consumidores é contra energia solar. Todos os conselhos são sustentados por concessionárias.

Nc Energia (Neoenergia), as ONGs Abraceel e Abrademp, Enel e Cpfl Soluções a Comercializadora Energisa também estão nesse esquema.