Secom de Lula injeta R$54 milhões em publicidade na Globo

Rede Globo domina 57% dos 15 maiores contratos de publicidade do governo Lula

O governo Lula voltou a turbinar os cofres do Grupo Globo, que já lidera com ampla vantagem o ranking de veículos com maior aporte de verbas de publicidade da Secretaria de Comunicação do governo federal.

Nos seis primeiros meses de Lula no Palácio de Planalto, a Globo faturou R$54,4 milhões em propagandas. O segundo lugar foi para a Record, com R$13 milhões. O SBT ficou com R$12 milhões, ocupa o terceiro lugar.

O levantamento, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, revela a disparidade dos gastos. Na gestão passada, os valores eram distribuídos com mais equidade.

Nos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os 15 maiores valores de contratos eram distribuídos da seguinte forma (valores apresentados em porcentagem de contratos firmados):

  • TV Record 22%
  • TV Globo 20%
  • SBT 18%
  • Band 9%
  • Meta (Facebook e Instagram) 5%
  • Eletromídia 5%
  • JCDecaux 4%
  • Twitter 3%
  • Google 3%
  • RedeTV 3%
  • Grupo Verizon Media (Yahoo) 2%
  • Jovem Pan 2%
  • US Media Consulting Dooh (publicidade) 1%
  • Latcom LLC 1%
  • Turner (TNT, CNN, Space, Warner, Cinemax) 1%

Na gestão do governo Lula o cenário mudou com disparada predominância da Rede Globo no ranking. Veja:

  • TV Globo 57%
  • TV Record 13%
  • SBT 12%
  • Band 4%
  • Meta (Facebook e Instagram) 2%
  • JCDecaux 2%
  • TikTok 1%
  • Eletromídia 1%
  • Google 1%
  • RedeTV 1%
  • EBC 1%
  • Kwai Brasil 1%
  • Editora Globo 1%
  • Mídia Banco24Horas 1%
  • Mídia 10 propaganda 1%

 

O ranking não traz gastos de empresas públicas, que são grandes anunciantes, como bancos do governo e a Petrobras, por exemplo.