Escola demite professora de português que ensinava ‘todes’
Professora diz que usar "todos" ou "todas" pode ser ofensivo
Uma aluna do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição de Santa Catarina filmou parte da aula de português em que a professora da disciplina ensina sobre o uso da chamada “linguagem neutra”.
A docente usa o exemplo de uma pessoa não-binária que pode se sentir ofendida com o uso do “todos” ou “todas”. O termo “não-binário” é usado para conceituar alguém que não se identificar exclusivamente como pertencente ao gênero masculino ou feminino.
“Se você fosse uma pessoa não binária, uma pessoa que é homossexual, e se sentisse ofendida com o ‘todos’, porque o ‘todos’ não abrange o seu tipo de gênero. Então você teria que engolir o ‘todos’. A gente tem que entender pela ótica de uma pessoa que não é heterossexual”, mostra a gravação.
Enquanto a professora fala, um aluno está em pé na frente da turma próximo a um diagrama que traz termos da linguagem neutra.
Em um comunicado, a direção da escola confirmou a demissão da professora. Veja abaixo:
“Senhores pais
Comunicamos que , a partir de hoje, a professora de Língua Portuguesa dos 5ºs anos, 6ºs anos e 7º ano 1 não faz mais parte do nosso quadro docente.”