Plantas de prédios depredados são expostas pelo próprio governo na internet

Executivo e Legislativo disponibilizam até imagens 3D dos prédios vandalizados

Sites de buscas e veículos especializados oferecem fartamente as plantas dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. A facilidade contraria o “ar de exclusividade” que parte da imprensa tenta imprimir com a narrativa de que os invasores envolvidos na depredação, ocorrida no último dia 08, têm algum acesso privilegiado ao desenho.

Diariamente, o Congresso Nacional promove visitas guiadas aos salões e dependências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o que também ajuda a explicar a familiaridade com os ambientes. O número de visitantes ultrapassa, anualmente, os 140 mil.

 

Mesmo o Palácio do Planalto, menos acessado, mas igualmente filmado e televisionado, é exposto até por órgãos públicos, como a Casa Civil, que informou precisamente a localização do gabinete presidencial e as instalações da pasta. Veja abaixo.

Uma busca rápida por “Planta Palácio do Planalto” termina em mais de 800 mil resultados. Há ainda dezenas de bancos de dados que disponibilizam as plantas, até mesmo em 3D. A ferramenta é comum entre estudantes de arquitetura e engenharia.

Nos bastidores de Brasília, a suspeita é de que há uma tentativa de desgastar os militares com a construção de uma versão que houve um “treinamento” dos manifestantes, o que ainda não se confirmou.