Parque da Cidade celebra 45 anos de existência nesta quarta
O local que se encontra no centro da capital brasileira, é considerado o maior parque urbano do mundo
Um dos principais pontos turísticos de Brasília, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek comemora 45 anos de fundação nesta quarta-feira (11).
Com 420 hectares de extensão, a área é uma das mais visitadas da capital, recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, o número de visitantes chega aos 37 mil. Em eventos especiais, o público sobe para 80 mil, de acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).
O parque no coração de Brasília, é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. Tombado como patrimônio cultural, o Parque da Cidade tem assinaturas de grife. Tem projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, obra paisagística de Roberto Burle Marx, área urbanística de Lúcio Costa, além de azulejos do artista plástico Athos Bulcão.
O parque se destaca como um amplo espaço de lazer para todas a idades e prática esportiva, cenário ideal para receber grandes eventos como, shows, congressos, feiras e exposições. Quiosques e vendedores ambulantes oferecem diversas opções de gastronomia.
Em entrevista ao Diário do Poder, Irmã Layane, voluntária do Projeto Estrela de Belém de Brazlândia (DF), levou as crianças atendidas pela ação social para um dia de diversão no local. O parque é conhecido de Layane. Ela e a família frequentavam o local quando era criança.
“O parque está bem melhor, com mais brinquedos, está mais colorido”, afirmou a voluntária ao destacar a evolução do parque ao longo dos anos.
As crianças do projeto que tiveram sua primeira visita ao Parque da Cidade adoraram a experiência, uma oportunidade para conhecer novos brinquedos.
Políticos da capital, como o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), celebraram o aniversário do parque.
“O nosso Parque da Cidade é arte pura, tanto pelo projeto de Niemeyer e paisagismo de Burle Marx quanto por abrigar os azulejos de Athos Bulcão. O Parque da Cidade é belo e orgulho dos brasilienses”, afirmou.
Leonardo, natural do Rio de Janeiro, diz que, além de trabalhar no parque, é frequentador.
“Depois do meu horário, estou liberado e utilizo aqui todos os dias. Aqui é um espaço que, além de ter as pistas de ciclismo, tem esse espaço de calistenia que tanto homem quanto mulher podem fazer’
Para celebrar o aniversário, o Parque da Cidade contará com uma programação especial com eventos para todas as idades que serão promovidos durante todo este mês.
No feriado da quinta-feira (12), o estacionamento 12 terá o icônico Festival Picnik. De volta ao local após cinco anos, o evento levará ao público o mercadinho de criativos locais, praça de alimentação (incluindo ala vegana), circo, instalações, brincadeiras, infláveis para todos os gostos e tamanhos e aulas de yoga para adultos e crianças.
A atração musical fica por conta da banda argentina Onda Gaga, que ficou mundialmente famosa após o clássico álbum Fuerte y Caliente. Também sobem no palco principal do evento o tradicional grupo Seu Estrelo (DF), Kirá (DF), Tagua Tagua (RS), Bruno Berle (AL) e Graveola (MG).
A entrada é gratuita até as 16h e, após esse horário, é necessário colaboração com 1 kg de alimento não perecível para o Programa Abrace.
O público infantil poderá interagir com princesas e heróis de 12 a 15 de outubro no Parque Ana Lídia.
As quadras esportivas do estacionamento 7 vão sediar a Copinha do Parque, um evento voltado à recreação de crianças com idade entre 7 e 11 anos. O torneio tem o intuito de promover diversão, desenvolvimento e convivência social, além de estimular competição saudável entre as equipes participantes. As inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas até esta quarta-feira (11) por meio deste link.
Nos dias 27 e 28 de outubro, o estacionamento 10 abrigará a 3ª edição do Moto Parque, celebrando o aniversário do local com muito rock e adrenalina. O evento contará com a apresentação de oito bandas, variedade gastronômica, brinquedoteca e diversão para toda a família.
No dia 28 de outubro, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó subirá ao palco do Pavilhão de Exposições para celebrar meio século de carreira. O repertório da turnê incluirá sucessos como “Galopeira”, “Evidências” e “Fio de Cabelo”. Os ingressos estão disponíveis no site Guichê Live.
Para quem gosta de correr, no dia 29 será realizada a corrida em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia do Servidor Público. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir da segunda quinzena do mês.
O evento fecha a programação oficial do aniversário do Parque da Cidade.